Publicado em 20 de Abril de 2010

Monitoramento com câmeras e 153 começam a funcionar na próxima semana

Sistemas integrados visam a dar mais segurança à população de Paranaguá. Neste primeiro momento foram instaladas quatro câmeras e até o final do ano serão mais quatro, em pontos estratégicos da cidade.
A Prefeitura de Paranaguá está iniciando um projeto pioneiro, que tem como objetivo principal aumentar a segurança da população. Está funcionando em caráter experimental desde ontem o sistema de monitoramento com câmeras e outro de ocorrências, por meio do telefone 153. O trabalho efetivo começa na próxima semana e é fruto de parceria entre as secretarias municipais de Planejamento a Defesa Social.

As câmeras facilitarão o trabalho tanto da Guarda Municipal como da Polícia Militar para coibir a ação de marginais na cidade. Elas estão instaladas em pontos estratégicos, no viaduto Manfredo Cominese, na avenida Roque Vernalha, outra na Praça 29 de Julho, uma no Largo Cônego Alcindino, próximo à agência central do Banco do Brasil, e outra entre as ruas Júlia da Costa e Gabriel de Lara, em frente à Prefeitura de Paranaguá.

O monitoramento está sendo feito com câmeras modelo Dome, que possuem tecnologia para girar 360º e precisão de 600 metros de zoom, conforme o secretário municipal de Planejamento, Cícero Barbosa. “Nesta primeira fase do projeto são quatro câmeras, mas nossa intenção é instalar outras quatro ainda neste ano. Para o próximo ano também vamos instalar mais, após estudo para verificar os pontos estratégicos para realizarmos monitoramento”, explica ele.

A central de monitoramento funciona numa sala do Terminal Rodoviário de Paranaguá. O telefone 153 já existia e funcionava de maneira manual. Agora, todo informatizado, vai possibilitar ao gestor gerar relatórios estatísticos e verificar as demandas necessárias para cada bairro ou região de Paranaguá. “Vai dar mais efetividade e também agilidade e eficácia no atendimento de nossos serviços na área de segurança, como acionamento de viaturas, por exemplo”, comentou Cícero.

Para o secretário Cleodinor da Costa, nas áreas em que as câmeras estiverem fazendo o monitoramento, serão facilitados vários aspectos de segurança. “Vai facilitar o trabalho da Guarda Municipal para verificar as ocorrências desses locais, podendo detectar na hora e acionar a patrulha, para fazer abordagem e a apreensão, bem como da Polícia Militar. As câmeras, naturalmente, inibem a ação dos marginais”, salientou o secretário.

O trabalho ficará mais fácil também para o trânsito, para verificar quem está dirigindo em situação irregular, dentre outras situações, conforme o secretário. Para trabalhar no monitoramento serão quatro guardas municipais e um supervisor e mais quatro para o 153. Em breve, policiais militares também devem acompanhar os trabalhos na central de monitoramento.

Jornalista: Osvaldo Capetta