Publicado em 06 de Março de 2013

Prefeito participa da abertura de exposição na Câmara Municipal

Evento aconteceu na noite de terça-feira e serviu para reabrir o Espaço Carijó. Várias obras de artistas locais estão expostas no local e visitação é gratuita.
Reverenciando a cultura e os artistas parnanguaras o prefeito Mário Roque participou da abertura de exposição no Espaço Carijó, na Câmara Municipal, na noite de terça-feira (dia 5). O evento reuniu dezenas de pessoas, que foram conferir a reabertura do local, destinado para apresentação específica da arte local.

Mais de 30 artistas estão expondo seus trabalhos no Espaço Carijó por mais 20 dias. A visitação é gratuita. Houve apresentação do grupo de vozes do Amigos da Música. Estavam presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinhos Roque, a presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), Ivone Marques, e vários outros secretários municipais.

O prefeito Roque destacou a atitude do presidente da Câmara em abrir o espaço para os artistas locais e disse que tem grande compromisso com todos os artistas de Paranaguá, de reformar todas as casas de cultura, por em atividade o Teatro Municipal Rachel Costa, chamar cantores, pintores e demais artistas.

“Hoje (ontem) foi uma noite memorável. A gente viu no rosto de todos o anseio de voltar as atividades culturais. Paranaguá, como se canta em verso e prosa, é o berço da civilização paranaense e temos tantas coisas boas para apresentar no canto, na dança, com o Fandango, em nosso passado, com tudo que aconteceu em nossa história”, relatou o prefeito.

A Câmara Municipal foi construída na segunda gestão de Roque, que fez questão de solicitar que o projeto contemplasse no hall de entrada espaço para apresentações e exposições culturais. O prefeito anunciou também que pretende construir dois novos espaços para apresentações culturais, um no Terminal Rodoviário Urbano e outro na Estação Ferroviária.

Marquinhos Roque comentou que tomou a iniciativa atendendo reivindicação dos artistas devido à carência de local para expor seus trabalhos. “As casas de cultura ficaram abandonadas e agora estão sendo retomadas. Na Câmara Municipal não poderíamos ficar de fora também. Foi feita reforma no local e reativamos o Espaço Carijó. Antes era pouco utilizado e agora vamos dar espaço aos artistas que quiserem expor suas obras e essa Casa de Leis estará aberta para eles. Muitas vezes a cultura é um pouco restrita a um grupo de pessoas”, destacou o presidente, que ainda parabenizou a atuação da assessora de imprensa da Câmara Municipal, a jornalista Priscila Mello, e da presidente da Fumcul, Ivone Marques, que ajudaram a realizar o evento.

“O povo de Paranaguá é amante da beleza, da cultura e por isso temos que apresentar cada vez mais noites como essa, com pinturas, música e outras manifestações culturais”, afirmou Ivone Marques, que fez uma avaliação da pasta. “A situação da Cultura não está boa. O ex-prefeito se preocupou com outras obras e deixou um pouco de lado a cultura. Mas, nós temos uma ótima equipe na Fundação interessada em incentivar, divulgar e promover a cultura”, afirmou a presidente da Fumcul.

Os artistas locais terão apoio incondicional da Fundação, declarou a presidente. “Nós vamos vencer os obstáculos, romper as barreiras e incentivar os artistas a produzirem obras de arte em todas as categorias. Todo tipo de arte terá apoio da Fundação. Nossas portas estarão sempre abertas para acolher os interessados em produzir o que é belo, o que está dentro da alma, que precisa tomar forma”, destacou Ivone Marques durante o evento de reabertura do Espaço Carijó.

Fotos: Gerson Nunes

Jornalista: Osvaldo Capetta