Publicado em 02 de Maio de 2013

Pagamento em dia de IPTU parcelado é garantia de desconto em 2014

Segunda parcela do parcelamento vence no dia 5. Desconto por assiduidade é de 5%, lembra o secretário municipal da Fazenda, Silviani da Silva.
O contribuinte que mantém o pagamento do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) em dia garante desconto do tributo no próximo ano em Paranaguá. Com a proximidade do segundo vencimento do parcelamento em 2013, para o dia 5 de maio, o secretário municipal da Fazenda, Silviani da Silva, faz o alerta. “É importante manter o pagamento em dia, para garantir que em 2014 seja dado o desconto de 5% no valor do imposto, por assiduidade”, lembra.

A Prefeitura de Paranaguá tem política de descontos para contemplar os contribuintes. Neste ano, quem optou pagar antecipadamente, em 11 de março, à vista, teve desconto de 10%, mais 5% por assiduidade e outros 5% pelo adiantamento. O parcelamento é feito em oito vezes, para facilitar a vida dos contribuintes que não tem condições de pagar o valor total de uma vez só. O valor mínimo da parcela não deverá ser menor que R$ 50.

A entrega dos 43.755 carnês emitidos em 2013 começou em 18 de fevereiro. Um esquema especial de distribuição foi montado no pátio do Palácio São José. Para facilitar, os moradores de condomínios populosos receberam os documentos para pagar o tributo em casa. Houve ainda emissão pela internet, mais uma comodidade oferecida pela Prefeitura de Paranaguá.

Foram isentos da cobrança de IPTU contribuintes com imóveis no valor de até R$ 28 mil. O mesmo valor de desconto foi dado para os que custam mais. Entretanto, o abatimento não vale aos terrenos vagos e também para as taxas de lixo e de prevenção de incêndios.

ISENÇÕES

A Prefeitura também beneficia aposentados e pensionistas com isenção do IPTU, entretanto a idade tem que ser de 65 anos ou mais. O beneficiário também deve ser proprietário de um único imóvel, em que ele resida, e a renda não pode exceder três salários mínimos. Para requerer a isenção pela primeira vez, o contribuinte deve procurar a Prefeitura até 15 de junho deste ano para fazer o cadastro. O benefício tem validade por cinco anos.

Jornalista: Osvaldo Capetta