Publicado em 17 de Julho de 2013

Paranaguá sedia primeira reunião de regionalização de turismo do Paraná

Secretaria de Estado repassa orientações sobre o Programa de Regionalização do Turismo
Aconteceu na última terça-feira, dia 16, reunião técnica da Secretaria de Estado do Turismo com secretários e presidentes de fundações de turismo do Litoral Paranaense. O encontro serviu para repassar informações sobre o programa de regionalização do turismo.
A assessora técnica da Secretaria de Estado do Turismo, Deise Maria Fernandes Bezerra explicou que o principal objetivo do encontro foi informar das mudanças no projeto de regionalização do turismo, repassando critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo e a necessidade de formalização das prefeituras ao programa.
Entre as vantagens para os municípios está a captação de recursos do Ministério para quem faz a adesão ao programa. “O Ministério do Turismo vai considerar os municípios que estão dentro do programa para repasse de recursos para capacitação e promoção”, reforçou Deise.
Participaram do encontro os representantes dos sete municípios do Litoral. “Isso foi muito bom porque reforça a integração que está sendo proposta para o Litoral”, adiantou o presidente da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, Rafael Guttierres Júnior. “Estivemos em Brasília há alguns meses participando do lançamento deste programa e agora vamos, com o prefeito Edison Kersten, promover a formalização. Assim teremos melhores condições de requerer mais recursos para capacitação e até promoção do próprio município”, destacou Rafinha. Além do presidente, Paranaguá esteve representada pela turismóloga Dayanny Oliveira e o assessor Nelson Urberna.
O Litoral é a primeira região do Paraná a receber estas orientações. “É uma das regiões mais atrativas do Estado”, reforçou Deise Bezerra. A informação foi complementada pelo gestor executivo da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral, Rafael Andreguetto que também acompanhou o encontro realizado em Paranaguá.
“Estas gestões agora tomam conhecimento e o objetivo final é o fomento do setor do turismo. A Adetur incentiva o envolvimento da iniciativa privada neste processo”, explicou Andreguetto. Ele lembrou que a região se prepara para a realização do 3º Festival de Turismo do Litoral que vai acontecer em Matinhos, de 29 e 31 de agosto com Feira de Negócios, workshop e mini cursos.

Jornalista: Luciane Chiarelli