Publicado em 30 de Julho de 2013

Prefeito pede ao governador abertura do aquário marinho durante inauguração

Encontro ocorreu no palco Tutóia e na inauguração do Palacete Mathias Böhn
“Precisamos do governo para operacionalizar o nosso aquário e revitalizar a área em seu entorno, contemplando a Praça 29 de Julho e a Rua da Praia”, destacou o prefeito de Paranaguá, Dr. Edison Kersten durante a inauguração da revitalização do Palacete Mathias Böhn, importante prédio do Centro Histórico de Paranaguá.
O evento aconteceu no dia 29 de Julho, dia do aniversário da cidade, com a presença do governador Beto Richa. No primeiro contato com o prefeito, Richa lembrou que há urgência na abertura do aquário. Três licitações foram feitas e as três deram deserta, termo usado para definir que não houve concorrentes ou que as propostas foram abaixo do estipulado pelo edital de licitação.
Os Chefes de Executivo participaram da comemoração pelos 365 anos de da inauguração do escritório da Secretaria Estadual do Turismo no Litoral do Paraná. O escritório fica no Palacete Mathias Böhn, um dos cartões postais do Litoral, e atenderá, além de Paranaguá, também Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba.
Na ocasião, o prefeito de Paranaguá, também agradeceu os encaminhamentos feitos para construção de um novo posto de saúde na Ilha do Mel, um dos pontos turísticos mais conhecidos no Paraná, no Brasil e no Mundo.
“É a nossa maneira de prestigiar Paranaguá, de comemorar com a população o aniversário da cidade, muito querida por todos, berço da história do nosso Estado”, afirmou o governador. Sobre o Escritório Regional, o governador destacou que “a presença da Secretaria do Turismo irá reforçar as ações de atendimento a este setor em Paranaguá e nos demais municípios e nas ilhas. Com mais estrutura, há melhor aproveitamento do potencial turístico, o que beneficia a economia e a criação de emprego”, disse Richa.
Participaram da solenidade a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; os prefeitos dos seis municípios da região; os deputados estaduais, Alceu Maron Filho; Mauro Moraes, Rasca Rodrigues e Roberto Accioly; o secretário do Turismo, Jackson Pitombo; o secretários da Cultura, Paulino Viapiana; do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, e de Assuntos para a Copa do Mundo, Mário Celso Cunha.

Turismo no Litoral
O governador explicou que o novo escritório vai executar vários projetos de infraestrutura turística, com investimento previsto de R$ 10 milhões. Entre os projetos estão ações do programa Navega Paraná, como a implantação de trapiches na Ilha do Mel, Ilha das Peças e em Superaguí; a readequação do terminal de embarque e desembarque de Pontal do Paraná; construção da base náutica de Guaratuba, o sistema cicloviário na orla dos balneários e as obras do entorno do aquário de Paranaguá.

O escritório do Turismo no Litoral tem espaço para atendimento à comunidade, aos turistas e para exposições diversas (artesanato, pinturas, fotografias). O espaço também poderá ser utilizado para coordenar o Terminal de Embarque, fiscalizar embarcações e passageiros, cadastrar visitantes para a Ilha do Mel e vendas de passagens.

No pavimento superior, com entrada independente, além da Secretaria do e da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, há sala para a Secretaria da Cultura e para a prefeitura de Paranaguá, além do escritório da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur).

Jornalista: Luciane Chiarelli/SETU