Progresso e desenvolvimento: ponte para a Ilha dos Valadares está com mais de 60% da obra concluída

A evolução da principal obra de infraestrutura de Paranaguá, desde sua construção até a atual expansão sob a gestão do prefeito Marcelo Roque

A Passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto, que liga a parte continental de Paranaguá à Ilha dos Valadares, é um marco na história da cidade. Inaugurada na década de 1990, a passarela contava com uma largura de 2,55 metros e se tornou o único acesso terrestre à Ilha dos Valadares.

Com o aumento da população, a necessidade de uma estrutura mais ampla se tornou evidente. Em 2003, a passarela foi ampliada lateralmente para 4,75 metros, facilitando o trânsito de pedestres e a circulação de mercadorias. Em 2020, mais um passo significativo foi dado com a execução de melhorias nas lajes do tabuleiro e nas vigas longarinas da passarela, utilizando fibras de carbono para fortalecer a estrutura.

Hoje, sob a administração do prefeito Marcelo Roque e parceria com o Governo do Estado, a passarela está passando por uma nova fase de reforma e ampliação. A Prefeitura de Paranaguá assinou o contrato para a obra com a Construtora Serra da Prata, após a obtenção da licença ambiental simplificada concedida pelo Instituto Água e Terra (IAT).

O projeto de ampliação contempla a expansão da estrutura em concreto armado, totalizando uma área de 2,1 mil metros quadrados, e a reformulação do complexo já existente, com área de 1,14 mil metros quadrados. Além disso, a obra inclui pavimentação, calçamento, instalação elétrica, sinalização, paisagismo e placa de comunicação visual. A nova ponte é feita em concreto armado e terá 294 metros de extensão, conectando a Ilha dos Valadares ao Mercado Nilton Abel de Lima. Além disso, o projeto também contempla a revitalização da atual passarela, a Antônio José Sant’Anna Lobo Neto. A nova estrutura terá reflexo na coleta de lixo, no comércio, no transporte de produtos, no turismo, entre outros benefícios.

A nova ponte (área ampliada) servirá para o tráfego de veículos e a passarela será exclusiva para pedestres. “A ponte está com mais de 60% pronta, a parte das estacas já está praticamente pronta e a parte mais delicada é a subaquática que demora um pouco mais. Em cima dos pilares irão as colunas que começarão a ser colocadas a partir da próxima semana. Temos a expectativa de no máximo, entre julho e agosto inaugurarmos a tão sonhada ponte da Ilha dos Valadares”, declara o prefeito.

Marcelo Roque lembra ainda que paralelamente será feito o asfalto na entrada, na Praça Ciro Abalém, na Rua João Teixeira e na rua 1, próxima ao Rio Itiberê. “É preciso pensar além, temos que entregar a ponte e também organizar a mobilidade urbana dentro da ilha dos Valadares. A grandeza dessa obra é relevante. É a maior obra de infraestrutura que temos dentro do município”, ressalta.

A obra, que é uma parceria entre a Prefeitura de Paranaguá e o Governo do Estado, tem um investimento aproximado de R$ 13,4 milhões, sendo R$ 11,7 milhões do Estado e contrapartida municipal de R$ 1,7 milhão e se torna a principal obra de infraestrutura de Paranaguá, capaz de solucionar diversos problemas como a facilidade dos moradores em acessar suas residências e o transporte de mercadorias. Com cerca de 30 mil habitantes, a Ilha dos Valadares é praticamente uma cidade dentro de Paranaguá, e a passarela é fundamental para a comunidade local.