Publicado em 10 de Agosto de 2017

Processo seletivo para contratação de médicos e outros profissionais de saúde está na reta final

Editais com relação de inscritos foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial Eletrônico, incluindo os candidatos que se declararam afrodescendentes.
A Prefeitura de Paranaguá divulgou nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial Eletrônica, quatro anexos do edital do Processo Seletivo Simplificado 02/2017, para contratação de 4 médicos clínicos gerais, 4 enfermeiros, 2 farmacêuticos/bioquímicos, 14 técnicos de enfermagem e 4 de laboratório. Foram 1.130 profissionais de saúde inscritos.

O processo seletivo está na reta final. A partir da próxima semana os inscritos poderão apresentar a comprovação dos títulos que disseram possuir. Serão 5 dias de prazo. Após isso a Secretaria Municipal de Recursos Humanos já pode proceder a contratação dos profissionais, que atuarão na rede de saúde pública de Paranaguá.

Foram 67 médicos clínicos gerais inscritos. Dentre os outros profissionais, 200 são para auxiliar de laboratório, 287 enfermeiros, 62 farmacêuticos/bioquímicos e 514 técnicos de enfermagem. Em todas as categorias foram registrados 118 candidatos que se autodenominaram afro-descendentes.

Para estes profissionais a contratação será por 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período, atendendo o decreto 291, de 10 de maio de 2017, que declara situação excepcional de emergência na saúde pública de Paranaguá, para execução de ações necessárias ao combate da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, comemorou a quantidade de inscritos para as vagas oferecidas e afirmou que a população sairá ganhando com a contratação dos profissionais. “Por determinação do nosso prefeito Marcelo Roque estamos fazendo essas contratações que visam melhorar o serviço de combate e também de prevenção de doenças relacionadas ao Aedes Aegypti”, salientou o secretário.

Recentemente foi publicado também o processo seletivo 03/2017, para contratação de 12 médicos pediatras e 1 psiquiatra, pelo período de 12 meses, podendo ser renovado por igual período. Em ambos os casos serão reservadas vagas para pessoas com deficiência e também aos afro-descendentes e índios.

No caso dos médicos a prova de títulos terá pontuação baseada em experiência profissional comprovada no cargo em que o candidato se inscreveu, além de habilitação e aperfeiçoamento profissional, cursos de qualificação, capacitação, treinamento, formação continuada e/ou participação em congressos, seminários e simpósios nos últimos cinco anos, na área de saúde.

Jornalista: Osvaldo Capetta