Publicado em 10 de Agosto de 2017

Secretário de Segurança participa de cerimônia de aniversário de 163 anos da PMPR

João Carlos Silva, que é Sargento de Reserva Remunerada da PMPR, representou o prefeito Marcelo Roque na solenidade, onde frisou a união de esforços entre município e a corporação para reforçar a área de segurança pública em Paranaguá, parabenizando a Polícia Militar pela história secular em prol da sociedade paranaense.
Na manhã desta quinta-feira (10), o secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva, participou de solenidade militar alusiva ao aniversário de 163 anos da Polícia Militar do Paraná (PMPR) ocorrida no 9º Batalhão da corporação no Aeroparque, com a presença do Comandante-Geral da PMPR, Coronel Maurício Tortato, do Major Adauto Nascimento Giraldes Almeida, atualmente respondendo pelo Comando do 9º Batalhão de Policia Militar, do Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros de Paranaguá, Major Jair Pereira, entre outras autoridades presentes. O secretário, que é Sargento de Reserva Remunerada da PMPR destacou sua identificação com a corporação e frisou a união de esforço com o município para reforçar a segurança pública em Paranaguá.

"Hoje pra mim é um dia memorável por poder estar no 9º Batalhão da PMPR para celebrar os 163 anos da gloriosa Policia Militar do Paraná, instituição essa que fiz parte por 31 anos. Participar desta solenidade como secretário de Segurança é muito orgulho, pois essa instituição foi a minha escola para galgar este cargo. Revendo velhos amigos de caserna também já na Reserva e ouvir deles que todos se orgulham de ver um policial militar a frente da pasta municipal de Segurança, algo que nos motiva para cada dia mais lutar para proporcionar uma segurança de qualidade para a população. Quero parabenizar a todos os meus irmãos policiais militares que com honra envergam a farda e se orgulham das missões, pois representam a paz que preservam nas cidades, estradas e matas. Avante PMPR! Hurra! Hurra! Hurra!", afirma o secretário de Segurança, João Carlos Silva.

Segundo o secretário de Segurança, a gestão do prefeito Marcelo Roque "está empenhada em garantir uma segurança mais efetiva em parceria com a PMPR, algo que está sendo feito com reforço estrutural e de capacitação da Guarda Civil Municipal (GCM), com nova Academia de Formação, reforço do sistema de monitoramento com 16 câmeras e aquisição de armamento, coletes e novas viaturas", completa João Carlos Silva.

"A Polícia Militar possui a missão contínua de garantir uma sociedade pacífica, justa e fraterna. Agradecemos ao apoio de todas as autoridades municipais e estaduais, as autoridades militares, as guardas mirins presentes, as Lojas Maçônicas e os DeMolays. Se temos uma sociedade pacífica em Paranaguá é graças ao trabalho incansável da PMPR, que comemora seus 163 anos nesta data", afirma o Major Giraldes, representando a palavra do Comandante-Geral na solenidade. "Nós, como autoridades, temos o dever de servir à sociedade. Quão bom é fazer parte desta família da PMPR", completa.

O Major Jair Pereira, do Corpo de Bombeiros, destacou a história da PMPR, que possui 163 anos de vida no Paraná, algo que a sociedade paranaense e parnanguara tem que comemorar ao lado da corporação. "O policial militar e o bombeiro militar não busca mérito, isto aqui é um sacerdócio e o reconhecimento surge naturalmente. Buscamos servir à comunidade continuamente", completa. "O Corpo de Bombeiros está preparado para todas as atividades de socorro e apoio em prol da população de Paranaguá e do Litoral", completa.

Na cerimônia foram entregues 41 medalhas de honra pelos bons serviços prestados por policiais militares e bombeiros militares que atuam em Paranaguá e no Litoral. Dezenas de populares, autoridades de vários municípios e familiares dos policiais premiados participaram da cerimônia que ocorreu no Quartel da PMPR no Aeroparque.

Representantes da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), o delegado da Polícia Federal, Sérgio Stinglin de Oliveira, o delegado-chefe da 1ª SDP da Polícia Civil, Rogério Martin de Castro, o delegado-adjunto da Polícia Civil, Nilson Diniz, o presidente da Associação Comercial (Aciap), Arquimedes Anastacio e o vereador Carlos Fangueiro, entre outras autoridades, participaram da solenidade. As Guardas Mirins de Matinhos e de Pontal do Paraná marcaram presença no evento, assim como as Lojas Maçônicas Perseverança e Gonçalves Ledo de Paranaguá, e Taberna da Pirâmide de Pontal do Paraná, o Capitulo Templários do Atlântico 901 da Ordem Demolay, entre outros representes civis e militares.

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi