Publicado em 11 de Agosto de 2017

Contratação de pediatras tem inscritos abaixo do número de vagas oferecidas

Edital de homologação final dos inscritos foi publicado no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira. Secretário de Saúde lamentou baixa procura, reforçando que dificuldade de contratação de alguns profissionais é problema para maioria dos municípios brasileiros.
A Prefeitura de Paranaguá constata mais uma vez um problema que atinge a grande maioria dos municípios brasileiros, a contratação de médicos em algumas especialidades. O edital de homologação final do processo seletivo simplificado 03/2017, publicado no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (11), demonstra que foram apenas 8 profissionais inscritos para as 12 vagas de pediatra para atuar nas unidades básicas da cidade. Para uma de psiquiatra só houve um inscrito.

O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, lamentou a baixa procura e disse que o sistema municipal tem a mesma dificuldade em outras especialidades. “Além dos pediatras, encontramos escassez de profissionais também de dermatologia, pneumologia, gastroenterologia, endocrinologia, ortopedia, neurologia e psiquiatria, dentre outras especialidades. É uma realidade que prejudica diretamente nossa população, que acaba tendo que procurar por esses profissionais em outras cidades”, explicou o secretário.

O processo seletivo 03/2017 é para contratação por 12 meses, podendo ser renovada por igual período. Em ambos os casos são reservadas vagas para pessoas com deficiência e também aos afrodescendentes e índios, entretanto nenhum dos inscritos se declarou nesta condição.

Para os médicos a carga horária de trabalho é de 20h por semana, com salário de R$ 3.503,83, com gratificação variável de R$ 800 por plantão de 12h diurno realizado e/ou R$ 950 para o noturno.

“Buscamos oferecer um salário que seja condizente com a realidade do mercado, mas mesmo assim encontramos dificuldades para contratar, porque muitos profissionais se formam nas capitais e preferem não trabalhar em cidades de médio e pequeno porte, como é o caso de Paranaguá”, comentou o secretário Paulo Henrique.

No caso dos médicos a prova de títulos teve pontuação baseada em experiência profissional comprovada no cargo em que o candidato se inscreveu, além de habilitação e aperfeiçoamento profissional, cursos de qualificação, capacitação, treinamento, formação continuada e/ou participação em congressos, seminários e simpósios nos últimos cinco anos, na área de saúde.

Para o processo seletivo 03/2017 a realização das inscrições ocorreu entre os dias 11 e 28 de julho. Nos próximos dias os candidatos terão que comprovar os títulos que disseram ter no ato da inscrição e em seguida se dará a contratação.

Jornalista: Osvaldo Capetta