Publicado em 10 de Outubro de 2017

Conselho Tutelar realiza Audiência Pública 'A Família que Queremos'

Evento segue a instrução da Lei Municipal 3.176/2011
O Conselho Tutelar de Paranaguá promoveu nesta terça-feira, 10, no Teatro Rachel Costa, Audiência Pública com o tema 'A Família que Queremos'. Na oportunidade ocorreu prestação de contas dos atendimentos realizados pelo órgão, discussões e palestra. O presidente do Conselho Tutelar, Getúlio Rauen, explicou que o evento também serviu para apresentar as ferramentas que o órgão possui para atender a demanda. “Apresentamos os dados de atendimentos realizados de janeiro a setembro de 2017. Trouxemos também aos presentes informações sobre as atribuições do Conselho Tutelar para que a comunidade entenda de fato, quais são elas”, salientou.

A Audiência Pública segue a instrução da Lei Municipal 3.176/2011 que trata das atribuições, prerrogativas e como é o funcionamento do Conselho Tutelar acompanhada da Lei Federal 8.069/90. “De janeiro a setembro foram 95 denúncias de suspeita de abuso sexual, cinco de trabalho infantil e 2.570 atendimentos diversos prestados na sede do Conselho Tutelar”, detalhou.

PALESTRA
A delegada Dra. Maria Nysa Moreira Nanny, do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), foi a palestrante no evento e conversou com os presentes sobre o papel da família. “Precisamos entender que a família não pode ser simplesmente uma entidade que só pelo fato de se chamar família é perfeita. As pessoas precisam ter autocrítica e entender que há um esforço em conjunto para que haja uma vida saudável de todos os membros”, destacou a delegada ressaltando ainda que o envolvimento na vida dos filhos é fundamental. “Os filhos não podem apenas serem criados pela televisão ou internet porque isso não é educar. Dar alimento, roupa e matricular na escola não é o suficiente”, orientou. Após a palestra, os presentes puderam fazer perguntas e sanar dúvidas.

SAÚDE
Representando a Secretaria Municipal de Saúde, Helenize Zanon destacou a importância de manter o esquema vacinal em dia. “A carteirinha de vacinação dos filhos é um documento importantíssimo. Sem ela a criança não é matriculada na escola, não é possível aderir a todos os programas sociais como o Bolsa Família, entre outros. Além disso, os pais precisam apresentar a carteirinha de vacinação dos filhos atualizadas ao ingressar em um novo emprego”, enfatizou. “Mais importante que tudo isso é a saúde da criança. Ela precisa ter todas as doses das vacinas certas e em dia”, salientou.

EDUCAÇÃO
A professora Lucy Gonçalves Alves esteve na Audiência Pública representando a Secretaria Municipal de Educação e ressaltou a importância da rede de proteção. “O tema chamou bastante atenção, pois ansiamos por uma família participativa. Desejamos que a rede de proteção esteja cada vez mais fortalecida a escola faz parte desse processo junto com outras instituições e órgãos. Queremos que juntos, possamos ajudar essas crianças que tanto precisam do nosso apoio e atenção. Esse trabalho também começa em casa, por isso, precisamos da família apoiando e incentivando”, frisou.

A superintendente da Secretaria Municipal de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva representou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque no evento. “É com muita alegria que vemos a rede de proteção reunida. Sempre discutimos com relação à família e as responsabilidades do Estado. Hoje nos cobramos muito e pensamos até que ponto podemos arcar com essas responsabilidades que seriam, a princípio da família, mas na ausência dela, nos fazemos presentes e assumimos grandes responsabilidades principalmente com relação as crianças e adolescentes”, avaliou. “Acredito que ouvimos muito mais além do que simplesmente as questões de ideais e responsabilidades, mas também com relação as mudanças de conceitos, questões de vínculos e afinidades que definem hoje a família”, avaliou.

Jornalista: Flávia Adans