Publicado em 11 de Outubro de 2017

Semma reforça limpeza nos cemitérios visando Dia de Finados

Equipes iniciaram os trabalhos nesta quarta-feira, 11
O Dia de Finados é lembrado em 2 de novembro e a população tem até dia 30 de outubro para fazer a limpeza nos túmulos. Aliado a esse serviço que é de responsabilidade dos permissionários dos jazigos, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está reforçando o trabalho de limpeza nos cemitérios municipais Nossa Senhora do Carmo, Bairro Campo Grande, São Benedito, Vila São Vicente, São Francisco, na Ilha dos Valadares, Alexandra e Rio das Pedras.

O fiscal da Semma, Milton Alves de Lima informou que os serviços iniciaram às 6h da manhã de hoje, 11. “O serviço de limpeza já é realizado, mas estamos reforçando essa ação devido ao Dia de Finados quando muitas pessoas vão aos cemitérios municipais”, comentou. Milton disse que as equipes estão trabalhando em todo o cemitério. “Aqui a limpeza é total, roçada, rastelo, retirada de lixo, entre outros serviços. Estamos com quatro roçadores e dois varredores”, destacou.

O administrador dos cemitérios municipais, Fabiano Honorato Gutierrez salientou que a população deve fazer a limpeza dos espaços até a data estipulada. “Os cidadãos tem até 30 de outubro para realizar esse trabalho. Orientamos que as pessoas que desejarem contratar terceiros para o serviço que procurem os credenciados pela Semma. Essa orientação é para que os permissionários dos jazigos não sofram com golpes. Os interessados na contratação podem conferir os cadastrados no próprio cemitério”, aconselhou. Fabiano Gutierrez frisou que é importante que após a limpeza, o lixo retirado seja levado à lateral do cemitério onde há a Área Verde. No local tem um contêiner para o depósito de lixo.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura lembrou os cuidados com a dengue enfatizando às pessoas que não tragam vasos com água para que não se tornem criadouros ao mosquito Aedes Aegypti e lembrou a grande limpeza que está sendo feita. “É nossa intenção e atendendo orientação do prefeito Marcelo Roque, oferecer um melhor atendimento ao público devido ao aumento do fluxo de visitantes nestes locais no Dia de Finados. É de suma importância que a população que tem aqui o espaço onde está guardado o corpo do seu ente querido, que cuide do túmulo, faça a limpeza não somente pela questão da dengue, mas por respeito às pessoas que repousam pela eternidade”, frisou.

O secretário enfatizou o trabalho das equipes na ação. “Temos uma equipe maravilhosa que faz seu trabalho com dedicação, o pessoal que trabalha especificamente nesta ação têm se dedicado bastante para deixar os cemitérios limpos. A equipe está de parabéns”, ressaltou. Todos os cemitérios receberão o serviço.

Jornalista: Flávia Adans