Publicado em 13 de Novembro de 2017

Associação de Voleibol Paraolímpico também representou Paranaguá no Parajaps

AVPL promove a inclusão de pessoas com necessidades especiais no esporte com recursos da Prefeitura de Paranaguá
O voleibol sentado ou voleibol adaptado é um esporte paralímpico que foi criado com o intuito de ajudar as pessoas com alguma deficiência motora a poder praticar um esporte e também a ajudar na sua integração social e a nível psicológico, como a grande maioria dos esportes paralímpicos foram.

Em Paranaguá, mais de 30 pessoas com deficiência física participam das atividades promovidas pela Associação de Voleibol Paraolímpico do Litoral (AVPL) em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

Os recursos repassados são destinados a manutenção do espaço, equipamentos e estrutura garantida a várias modalidades e ao pagamento dos professores. A Associação de Voleibol estendeu sua atuação para atender atletas que têm interesse na modalidade do atletismo.

De acordo com os organizadores, as inscrições podem ser feitas por pessoas a partir dos 12 anos. Dá-se preferência por pessoas com deficiência física.

O time de Paranaguá participou da 6a edição do Parajaps, realizada no início do mês em Maringá. Ficou em 5o lugar, com 4 pontos.

História
O esporte que hoje é chamado de voleibol sentado nem sempre foi como é agora e meio que foi a evolução de outro esporte paralímpico que existia, o qual era chamado de sitzball. Este acabou por desaparecer porque era considerado demasiado passivo para um esporte e com a junção de caraterísticas do voleibol normal acabou por surgir o voleibol adaptado. Nesta altura já existia o voleibol paralímpico, mas era jogado em pé até que em 1980 o voleibol sentado passou também a ser uma modalidade paralímpica nos Jogos, o qual até hoje se mantém, jogado tanto por homens como por mulheres. Em 2004 a versão de voleibol em pé acabou por ser abandonada como modalidade paralímpica.

Jornalista: Luciane Chiarelli