Publicado em 11 de Fevereiro de 2018

Secretaria de Saúde garante atendimento de emergências na Avenida do Samba

Equipe distribui preservativos, afere pressão e atende situações de emergência, com apoio de ambulância. Centro Educacional têm 15 estagiários que atuam voluntariamente como socorristas brigadistas.

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) também está presente na Avenida do Samba. Assim como outras pastas da Prefeitura de Paranaguá atua para atender aos milhares de foliões que acompanham os desfiles das escolas de samba do grupo especial do Carnaval 2018 “Essa folia tem história”.

Uma equipe de técnicos de enfermagem faz o atendimento à população. Eles distribuem preservativos, buscando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), aferem pressão arterial e estão de prontidão para atendimentos de casos emergenciais.

Uma ambulância está de plantão na Praça de Eventos Mário Roque para realizar o transporte do paciente para qualquer unidade de saúde da cidade.

O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, destacou a importância do apoio aos eventos carnavalescos de Paranaguá. “Por determinação do prefeito Marcelo Roque começamos dando apoio com nossa equipe no Banho de Mar à Fantasia e seguimos todos os dias do Carnaval, com atendimento em caso de emergência e equipe preparada para fazer encaminhamento até uma unidade hospitalar próxima ou à UPA, que também está preparada para receber pacientes em situação de emergência”, destacou o secretário, que destacou ainda a união de esforços de todas as secretarias municipais para realizar o Carnaval de Paranaguá.

VOLUNTÁRIOS

Um grupo com 15 estagiários do Centro Educacional Menna Barreto está atuando voluntariamente no Carnaval como socorristas brigadistas. Eles são orientados por Vinícius dos Santos Tramujas instrutor e coordenador do curso. “Essa experiência é muito importante para eles, que passam a conhecer o dia a dia do trabalho que eles pretender exercer após terminar o curso. Eles estão preparados para atendimento em casos de trauma e situações clínicas”, explicou Vinicius.

Jornalista: Osvaldo Capetta