Publicado em 11 de Fevereiro de 2018

União da Ilha exalta a cultura da Índia na Avenida do Samba

Escola da Ilha dos Valadares levou cerca de 350 integrantes para o desfile e foi a que tinha mais apoiadores nas arquibancadas.

A escola de samba União da Ilha fez o segundo desfile da segunda noite do Carnaval 2018 “Essa folia tem história”, em Paranaguá. Entrou na Avenida do Samba para exaltar a cultura da Índia e levantou a torcida de milhares de pessoas da Ilha dos Valadares que lotaram as arquibancadas. Cerca de 350 integrantes participaram, distribuídos em 9 alas, dois carros alegóricos e 40 ritmistas na bateria.

A União da Ilha tem as cores azul, verde, vermelho e branco. Já venceu o Carnaval de Paranaguá por seis vezes, em 2002, 2004, 2010, 2012, 2015 e 2016. O enredo deste ano foi “Hoje quero brindar a Ilha, na passarela dos sonhos brilhas, o meu amanhã só Deus saberá, a Índia vamos exaltar”. O carnavalesco foi Gláucio Ayrton.

A comissão de frente representou os Guardiões de Shiva, deusa indiana. Houve ainda alas com homenagem à civilização hindu, que tratou da tecelagem indiana, a arte e a cultura, o artesanato (baianas) e também os príncipes, a paz de Ghandi, animais sagrados, dançarinas do templo Madurai e o elefante sagrado.

Os intérpretes do samba foram Fábio Santos, Edye Fernandes e Marcelo Ribas. O autor da letra do samba foi Rodrigo Bolo. O casal de mestre-sala e porta-bandeira foi Taymissom Santos e Iara Zambone. A fantasia deles levou o nome de Flor de Lotus, simbolizando a pureza espiritual na cor rosa que é mais importante e especial de todas as Lotus, estando relacionada com personagens divinas.

A bateria desfilou com a fantasia de Príncipes Hindus. O mestre foi Júlio Cesar Mariano. A rainha da bateria foi Sura Vieira, com a fantasia representando a deusa Lakshmi, a Deusa da Prosperidade.

Jornalista: Osvaldo Capetta