Publicado em 15 de Março de 2018

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Atendimento de criança com suspeita de doença infectocontagiosa

Criança passou pelo Hospital Regional do Litoral, que não tinha pediatra no momento, porque ainda não tinha chegado por conta do trânsito entre Curitiba e Paranaguá. Procedimento deve ser feito somente em ambiente hospitalar.
A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) vem a público prestar esclarecimentos sobre o atendimento de criança de dois meses com suspeita de doença infectocontagiosa que passou pela UPA na manhã desta quinta-feira (15).

Familiares da menina passaram primeiro pelo Hospital Regional do Litoral, que não realizou o atendimento porque não tinha pediatra atendendo no momento, já que houve acidente na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá impedindo a chegada do profissional.

Como a criança foi levada à UPA e estava de plantão o pediatra Cassiano Cubas Machado, que é renomado e atende inclusive no Hospital Pequeno Príncipe, providências começaram a ser tomadas para realizar o exame no próprio local.

Vale lembrar que esse procedimento para detecção de doença infectocontagiosa deve ser sempre realizado exclusivamente em ambiente hospitalar e que, devido à dificuldade encontrada, o médico Cassiano Cubas Machado se propôs a realizar na UPA mesmo.

Foi feito contato com a diretoria do hospital para solicitar os equipamentos necessários para a punção. Houve a concordância para liberação do material necessário.

Neste intervalo chegou a informação de que o pediatra do Hospital Regional teria chegado. Sendo assim foram tomadas as providências junto ao Samu para que houvesse a regulação do paciente e seguinte transferência para o hospital, que ocorreu por volta de 10h30.

A Semsap esclarece ainda que todos os procedimentos realizados pelo médico foram corretos e de acordo com o que preconiza o Conselho Regional de Pediatria. Por se tratar de um imprevisto foram tomadas as providências e união de esforços entre a Semsap e o Hospital Regional para agilizar o atendimento para diagnóstico da paciente, que se deu de forma rápida. Agora, aguarda-se o resultado do exame realizado na criança, que está internada.

Jornalista: Osvaldo Capetta