Publicado em 15 de Maio de 2018

Abertura da I Semana de Assistência Social é marcada por homenagens

Palestras, orientações e atividades estão na programação que se encerra
O dia do assistente social é celebrado nesta terça-feira, 15. Em Paranaguá, foi lançada a 1ª Semana de Assistência Social, promovida pela pasta que cuida dos assuntos junto à sociedade. Com o auditório lotado, a solenidade de abertura contou com a presença de autoridades, além de diversos segmentos.

O prefeito Marcelo Roque lembrou que o primeiro concurso público para o cargo de assistente social foi realizado na gestão do ex-prefeito Mário Roque, em 1998. “A secretaria de Assistência Social carrega uma responsabilidade enorme, pois trabalha com o ser humano. O emprego de políticas sociais pode transformar uma realidade, e é por isso que esses profissionais se dedicam. Parabéns aos que fizeram parte da história e aos que atuam com ética e competência”, disse.

Durante o evento, a primeira assistente social do município concursada, Irene do Vago Westphal, além da servidora aposentada, Roseclei Felício Bueno Vianna receberam uma homenagem que emocionou a todos. Cláudia Valéria Coelho também foi lembrada por ser uma das pioneiras na pasta. As veteranas, Jucelma de Lima e Silvania Maria Barbosa, foram homenageadas pelo trabalho que desenvolvem.

“O serviço que a secretaria presta à população é silencioso. Mas, isso não quer dizer que não estamos atentos aos problemas que precisam ser enfrentados e superados. O prefeito Marcelo Roque tem oferecido suporte a pasta, que hoje é a quarta maior da Prefeitura. As demandas são inúmeras, mas a nossa vontade de transformar uma vida, é muito maior”, comentou o secretário de Assistência Social, Levi de Andrade.

O vice-prefeito, Arnaldo Maranhão, afirmou que o dia de hoje, é muito significativo. “Hoje, a sociedade está carente de afeto. E o assistente oferece uma opinião, uma ajuda, ou até mesmo, um abraço. Que não falte motivação e que a categoria possa permanecer unida, mobilizada e na luta dos direitos humanos e da democracia”, relatou.

2018 é o ano em que será comemorado os vinte anos da implantação do serviço social em Paranaguá. O presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Roque, além de outros parlamentares, acompanharam a solenidade. “Sozinho ninguém faz nada, e a união reflete no bom andamento das atividades promovidas pela secretaria. Parabéns pelo trabalho que desenvolvem, e por fazer com que a nossa sociedade melhore a cada dia”, expressou Marquinhos Roque.

OPORTUNIDADE DE CONHECIMENTO

Além das homenagens ao dia do assistente social, a Prefeitura assinou um Termo de Parceria com o SENAC que garante desconto de 20% aos funcionários que desejarem participar de cursos promovidos pela instituição. Segundo o secretário Levi de Andrade, nos próximos dias, cursos gratuitos também deverão ser lançados a toda a população.

Confira a programação:

16/05, a partir das 9h – Política Nacional da Pessoa Idosa: palestra sobre os direitos da pessoa idosa e apresentações culturais, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rua Baronesa do Cerro Azul, 2382
17/05, a partir das 9h – Política Nacional de Assistência Social – Trabalhadores do SUAS: palestra motivacional em parceria com o Senac, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rua Baronesa do Cerro Azul, 2382
18/05, a partir das 9h – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infantil: apresentações culturais apresentadas por entidades tipificadas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e palestras, no Terminal de Transporte Coletivo, Daniel Bini, no Centro de Paranaguá.

Jornalista: Emanuel Andrade