Publicado em 16 de Maio de 2018

Prefeitura de Paranaguá participa do Encontro Litoral Transparente: Seis anos da Lei de Acesso a Informação

Servidores têm participado de formação com temas relacionados ao “Governo Aberto”
Em fevereiro, servidores públicos iniciaram a formação “Laboratório de Planejamento Transparente”. Agora, o primeiro módulo foi encerrado e os participantes entraram em nova etapa com o tema “Controle Interno”.

A formação conta com a participação de funcionários de secretarias distintas e traz ao debate diversos temas relacionados ao Governo Aberto. O ‘Litoral Transparente’ busca desenvolver ações de Governo Aberto, além da integridade pública, por meio da formação de servidores focados na ética, controle interno e transparência. O programa que foi desenvolvido pela Escola de Políticas Públicas (EPP) e pelo Instituto Ethos, conta com a parceria das prefeituras, por meio da atuação da Associação dos Municípios do Litoral (Amlipa).

Após o primeiro módulo, a Escola de Políticas Públicas e o Instituto Ethos com apoio da Techint Engenharia e Construção realizaram nesta quarta-feira, 16, o “Encontro Litoral Transparente: Seis anos da Lei de Acesso a Informação” com a presença das prefeituras de Paranaguá, Antonina, Matinhos, Morretes, Guaratuba, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná. “A agenda de Governo Aberto e de integridade pública tem grande relevância. Ficamos muito felizes que o Litoral do Paraná, com todos os seus municípios tiveram a sensibilidade de entender essas potencialidades e abraçaram o projeto que vem trazendo benefícios conforme relato dos prefeitos e servidores”, destaca Ricardo Sudário, diretor da Escola de Políticas Públicas. “É uma nova forma de pensar e agir que estamos construindo com as prefeituras do litoral”, acrescenta o diretor.

Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos salienta que a Lei de Acesso à Informação representa um importante avanço para a democracia e o exercício da cidadania. “Acredito que hoje temos a possibilidade de construir na região litorânea uma referência de colaboração, solidariedade, articulação, capacidade de promover uma gestão moderna e fundamentalmente olhando o cidadão e seus direitos. Permitindo uma qualificação do diálogo com a gestão pública e um controle social mais efetivo, colaborando com a qualidade e abrangência dos serviços e gastos públicos”, enfatiza.

O evento contou com uma reflexão sobre os esforços na construção de uma cultura de governo aberto na gestão pública dos municípios litorâneos. “A transparência é uma meta diária na gestão do prefeito Marcelo Roque e a participação dos servidores nesse intuito é fundamental. A formação aos servidores é um passo muito importante para caminharmos na construção de uma gestão pública cada vez mais aberta e transparente”, salienta o vice-prefeito Arnaldo Maranhão que representou o prefeito Marcelo Roque no evento.

As ações do programa pretendem tornar os municípios referência na formação de servidores públicos para a efetivação da agenda de governo aberto e integridade pública.

O evento ocorreu no Centro de Capacitação de Professores de Pontal do Paraná e também contou com a presença de prefeitos e representantes das prefeituras de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. Paranaguá esteve presente com o vice-prefeito, Arnaldo Maranhão, os secretários municipais de Segurança, João Carlos Silva e de Cultura e Turismo Harrison Camargo, além de servidores que estão passando pela formação.

Jornalista: Flávia Adans