Publicado em 10 de Julho de 2018

Encontro discute criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Intuito é conscientizar e evoluir nas políticas públicas voltadas a essa população
Na manhã desta terça-feira, 10, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, ocorreu reunião com o intuito de conscientizar a população e reforçar a importância da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Paranaguá.

“Há alguns dias foi realizada reunião com o prefeito Marcelo Roque que orientou que a Secretaria Municipal de Assistência Social para a importância da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Realizamos várias reuniões e nesta data debatemos o assunto”, salienta o secretário de Assistência Social, Levi de Andrade. Ele informa que o conselho será criado nos próximos dias. “O conselho luta pelos direitos das pessoas com deficiências, como acessibilidade, empregabilidade, entre outras para que essa fatia da população tenha essas oportunidades”, completa Levi de Andrade.

O conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ricardo Vilarinho da Costa destaca a importância da criação dos conselhos municipais. “Com certeza o desenvolvimento dos conselhos municipais é muito importante para garantir direitos da pessoa com deficiência. Se faz necessário que o Executivo tenha esse interesse de promover políticas públicas a essas pessoas. Vemos que todos, não apenas as pessoas que nasceram ou adquiriram uma deficiência precisam de acessibilidade. A acessibilidade é para todos. Uma gestante, por exemplo, necessita de calçadas adequadas, os idosos também”, avalia Ricardo Vilarinho que, em 2006 sofreu um acidente de trânsito e hoje é cadeirante.

A chefe do Escritório Regional do Litoral na Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Ruth Figueiredo Lima também compareceu ao evento. “Pelo Estado já existem políticas públicas nesse sentido e ficamos felizes por Paranaguá mostrar interesse em contar com um conselho municipal. Parabéns ao prefeito Marcelo Roque e a todos os gestores envolvidos nesse passo tão importante em apoio as pessoas com deficiência”, destaca.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações políticas voltadas à promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência, com participação governamental por meio de secretarias municipais, de entidades de atendimento e de representantes da comunidade de pessoas com deficiência.

Jornalista: Flávia Adans