Publicado em 10 de Agosto de 2018

Servidores de Paranaguá e Pontal do Paraná participam de intercâmbio em Pinhais

Convidados acompanharam uma auditoria, palestras, realizaram rodas de conversa e sanaram dúvidas

Servidores da Prefeitura de Paranaguá e de Pontal do Paraná participantes do Programa Litoral Transparente estiveram em Pinhais nesta quinta-feira, 9 em intercâmbio encerrando o ciclo de formação em Controle Interno para fomentar a troca de práticas e experiências em Governo Aberto.

A capacitação, que ainda contará com um fórum reunindo os seis municípios litorâneos participantes – Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Morrretes – é uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Instituto Ethos com patrocínio da Techint Engenharia.

“Ficamos muito felizes por perceber o interesse dos municípios litorâneos na busca por qualidade, eficácia e eficiência no controle interno e este intercâmbio é importante para a troca de experiências, sanar dúvidas e fortalecer a excelência dos serviços nas prefeituras litorâneas”, destaca a articuladora territorial da Escola de Políticas Públicas, Vanessa Menegueti. Ela ainda agradeceu a Prefeitura de Pinhais por receber as equipes de Paranaguá e Pontal do Paraná. “Agradecemos a Pinhais por ter nos recebido e cedido horas do seu tempo para enriquecer nossa formação”, salienta.

Durante o encontro, a prefeita Marli Paulino e a vice Rosa Maria compareceram ao intercâmbio para dar as boas vindas aos participantes. “Recebemos de braços abertos os servidores das prefeituras litorâneas e destacamos que sempre aprendemos mais com essas visitas. A troca de experiências e sempre muito importante”, ressalta a prefeita.

“Estou feliz em participar e aprender mais sobre as boas práticas do município de Pinhais. Levarei muita bagagem para articular com os gestores e implantar novos projetos para melhorar o controle interno da prefeitura e assim, o município em que vivemos”, avalia a agente de desenvolvimento, Monalisa Rodrigues, servidora de carreira na Prefeitura de Pontal do Paraná.

“O maior sentimento após a capacitação é do quanto podemos melhorar e crescer. Vimos exemplos de eficácia e eficiência que geram crescimento para o município e melhoria para a população. Parabéns a Prefeitura de Pinhais e sua equipe pelo trabalho realizado e objetivos conquistados com o passar dos anos. Parabéns a Paranaguá e litoral por buscar esse aperfeiçoamento por meio dessa capacitação e intercâmbio”, enfatiza a servidora atuante na Secretaria Municipal de Saúde, Giselle Loreni do Amaral Ferro.

Durante o intercâmbio, o controlador geral de Pinhais, Edson Gelinski e Lincoln Rodrigues, subcontrolador de Normas e Informações Gerenciais apresentaram o funcionamento do Controle Interno da Prefeitura de Pinhais e trouxeram temas como “Conhecendo a Controladoria Geral do Município de Pinhais”, “Como a prefeitura caminha no sentido de obter uma gestão de qualidade e a certificação da Norma ISO”. Além das palestras, os convidados acompanharam uma auditoria, realizaram rodas de conversa e sanaram dúvidas sobre possíveis projetos para as prefeituras do litoral.

Jornalista: Flávia Adans