Publicado em 01 de Novembro de 2018

NOTA DE ESCLARECIMENTO – FECHAMENTO DOS POSTOS DE SAÚDE

Unidades não abriram as portas nesta quinta-feira por conta do ponto facultativo decretado em homenagem pelo Dia do Servidor Público Municipal, comemorado no último dia 28 de outubro. Homenagem ocorre há vários anos. Quem teve transtorno terá consulta reagendada.
A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) vem a público esclarecer o motivo do fechamento das unidades básicas nesta quinta-feira (1.º de novembro). A exemplo do que ocorre há vários anos no âmbito da Prefeitura de Paranaguá o motivo foi o ponto facultativo decretado para esta data, em homenagem pelo Dia do Servidor Público Municipal, comemorado no último dia 28.

As unidades de saúde foram informadas com antecedência do decreto do ponto facultativo e estas ficaram responsáveis de informar aos usuários que tinham consulta agendada para a data. Por meio das redes sociais um usuário disse não ter sido avisado que o posto do Jardim Santos Dumont não abriria. Entretanto, é importante esclarecer que foram poucos os casos em que o cidadão não foi localizado via telefone para receber a informação do ponto facultativo e por isso deve ter ocorrido de o paciente ter procurado o posto e o encontrado fechado.

A Semsap se desculpa com esses pacientes pelo infortúnio, mas explica que não foi por culpa da equipe da unidade e reitera que houve a tentativa de fazer o contato. Garante também que uma nova data para a consulta já foi marcada e será informada na próxima semana.

Aproveitando a oportunidade a Semsap afirma que o ponto facultativo, usado tradicionalmente pelos órgãos públicos, inclusive de outras esferas como os poderes Legislativo e Judiciário, para homenagear os servidores, ocorre como reconhecimento ao relevante trabalho que prestam à sociedade. A função de servir à comunidade é uma tarefa importante para o desenvolvimento da cidade.

É importante ainda esclarecer que o ponto facultativo desta quinta-feira não beneficiou os servidores da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral, que recentemente tiveram folga pela passagem do Dia do Professor, em 15 de outubro. Para cumprir a quantidade de dias letivos determinada pela legislação não puderam usufruir do benefício concedido a outros funcionários públicos.

Serviços considerados essenciais funcionaram normalmente nesta quinta-feira, como os realizados por guardas municipais (Secretaria Municipal de Segurança), coleta de lixo e limpeza (Meio Ambiente), técnicos da Assistência Social, informações turísticas (Cultura e Turismo). Na Saúde funcionaram normalmente o Pronto Atendimento (UPA), a unidade 24 horas da Ilha dos Valadares (posto de saúde Rodrigo Gomes) e Ilha do Mel (unidades de Nova Brasília e Encantadas).

Jornalista: Osvaldo Capetta