Publicado em 02 de Novembro de 2018

Dia de Finados tem movimentação tranquila nos cemitérios

Milhares de pessoas devem passar pelos cinco cemitérios municipais
Paranaguá amanheceu com tempo instável nesta sexta-feira, 02, Dia de Finados, e a movimentação nos cemitérios é tranquila. Os cemitérios receberam manutenção e limpeza para este dia e os túmulos puderam ser limpos até a última quarta-feira, 31.

A Cidade Mãe do Paraná conta com cinco cemitérios municipais: Nossa Senhora do Carmo, no bairro Palmital; São Benedito, na Vila São Vicente, São Francisco de Assis, na Ilha dos Valadares; Cemitério de Alexandra e no Rio das Pedras. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) é responsável pela manutenção destes espaços.

“Estamos desde setembro realizando a manutenção dos cemitérios para que tudo ficasse pronto para o dia de hoje. A pedido do prefeito Marcelo Roque fizemos a revitalização na capela do cemitério de Alexandra, além da limpeza e conservação de todos os demais” comenta o secretário da pasta, Raphael Rolim de Moura.

No Cemitério Nossa Senhora do Carmo, o maior da cidade, a movimentação de visitantes pela manhã estava calma. A Guarda Civil Municipal estava presente para o bloqueio das vias em frente ao cemitério e orientações de trânsito. Às 9h aconteceu a missa ecumênica em homenagem a este dia, com o padre Emerson Zella.

“Celebrar o Dia de Finados é enaltecer o amor. Vir ao cemitério é um testemunho de fé para nossos entes queridos que já se foram”, declarou o padre. Outra missa será celebrada na parte da tarde, a partir das 15h.

Os cemitérios municipais estarão abertos para visitação nesta sexta-feira, até as 17h30.

Jornalista: Leonardo Albini Barbosa