Publicado em 05 de Novembro de 2018

Paranaguá será homenageada por escola de samba em Curitiba

Os 370 anos da cidade mãe do Paraná viram tema de samba enredo pela 'Embaixadores da Alegria'
Paranaguá será homenageada no Carnaval 2019 de Curitiba. A tradicional escola 'Embaixadores da Alegria', que conta com 70 anos de atividades, apresentou o samba enredo que fala sobre peculiaridades e lendas da cidade mãe do Paraná. Neste sábado, 3, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) participou do evento de lançamento que aconteceu na quadra de ensaios em Santa Quitéria.

De acordo com o vice-presidente da escola, Diogo Lima, é preciso valorizar e homenagear personalidades e municípios do Paraná. “Somos um estado rico em histórias. Paranaguá surge com a ideia de reconhecer que foi nesta cidade que nasceu a civilização paranaense”, resume. A 'Embaixadores da Alegria' desfila em 2019 com 400 componentes na avenida.

Com direto a apresentação do Mestre-Sala e Porta-Bandeira, além de passistas e outros componentes, a festa foi marcada pelo lançamento do enredo entoado pela bateria. A música evidência as lendas típicas da região como Encantadas na Ilha do Mel e Nossa Senhora do Rocio. Além disso, o Porto de Paranaguá também é mencionado como um importante ícone da economia.

O secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, ressalta que o pensamento da escola enriquece a cultura do Estado. “Iremos acompanhar cada passo e prestigiar o desfile na Avenida do Samba. Paranaguá vive o auge dos seus 370 anos com os grandes avanços provocados pela gestão do prefeito Marcelo Roque, e na cultura não é diferente”.

O Carnaval 2019 em Curitiba resgatará os tempos áureos de 1980. No próximo ano, a cidade se prepara para dois dias de desfile, conforme conta o presidente da comissão das escolas de samba, Jacel Teixeira. “Há 10 anos dirijo a Liga das Escolas de Samba e adianto que estamos nos planejando para resgatar a cultura dos desfiles. É bonito observar que uma escola de samba pretende homenagear o estado do Paraná”, disse.

Jornalista: Emanuel Andrade