Publicado em 05 de Novembro de 2018

Cia de Dança G2 faz a abertura do 9º Festival de Teatro de Paranaguá

O espetáculo “La Cena” se apresenta na Cidade Mãe do Paraná em parceria com o Centro Cultural do Teatro Guaíra
O 9º Festival de Teatro de Paranaguá (Festpar) inicia no próximo dia 17, o evento é uma iniciativa da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), e tem como objetivo o intercâmbio cultural entre os artistas e as companhias de teatro da cidade de outras localidades.

O espetáculo “La Cena” abre o Festpar deste ano. A peça teatral é da Cia de Dança G2, de Curitiba, que se apresenta no Teatro Rachel Costa no dia 17 de novembro, às 20h. Esta exibição será realizada por meio de parceria entre a Secultur e o Centro Cultural do Teatro Guaíra.

“É um espetáculo com uma estrutura de altíssima qualidade, que vem em uma parceria com o Centro Cultural Teatro Guaíra, uma das instituições mais respeitadas no Brasil. O festival de Teatro de Paranaguá já é reconhecido regionalmente, atraindo espetáculos de diversas localidades. Uma apresentação deste porte, da Cia G2, só tende a agregar a cultura local”, comenta o secretário de Cultura e Turismo Harrison Camargo.

O Festpar acontece de 17 a 24 de novembro, no Teatro Municipal Rachel Costa. As peças selecionadas e a programação serão divulgadas em breve pela organização.

Sobre o espetáculo

La Cena é um espetáculo divertido, com doses de ironia. Conta a história de um grupo de empregados contratados para trabalhar na mansão do Sr. Stahlbaum, na preparação da festa de fim de ano e, que depois de alguns incidentes na cozinha, mergulham em um sono profundo que desperta os desejos mais secretos e inconfessáveis pesadelos de cada um.

A direção é de Cleide Piasecki, foi criado em 2016 para compor o trabalho a coreógrafa se inspirou em contos e personagens e de E. T. A. Hoffmann (Quebra-Nozes & Camundongo Rei e o Homem de Areia); Neil Gaiman (Sandman) e nos Ballets Russes (1909 a 1929), de Serguei Diaguilev. Já para o título, Piasecki buscou inspiração no filme de 1998, La Cena (O Jantar), do artista italiano Ettore Scola.

A Companhia – o G2 Cia de Dança foi criada em 1999, formado por bailarinos que atuaram no Balé Teatro Guaíra, que incentivados pela pesquisa de movimento e criação coletiva, se dedicam na montagem de espetáculos com linguagem contemporânea.

SERVIÇO:
O QUE? Peça Teatral de Abertura do 9º Festpar – “La Cena”
QUANDO? 17 de novembro de 2018
ONDE? Teatro Rachel Costa – Rua XV de Novembro, 87, Centro Histórico