Publicado em 06 de Novembro de 2018

Capitania dos Portos do Paraná concede título “Amigo da Marinha”

Prefeito Marcelo Roque está entre os homenageados
Na manhã desta terça-feira, dia 6, a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) concedeu título de “Amigo da Marinha” para autoridades e personalidades paranaenses. O evento aconteceu na sede da CPPR e foi presidido pelo capitão dos Portos do Paraná, Germano Teixeira da Silva, capitão de Mar e Guerra.

A solenidade contou com a presença do embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, do cônsul honorário da Ucrânia em Paranaguá, Mariano Czaikowski, do prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, do presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Roque, do tenente-coronel, Rui Noé Barroso Torres, Comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar, major Gerson Gross, comandante do 8.º Grupamento de Bombeiros de Paranaguá e do presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) do Paraná, Geert Jan Prange.

Na cerimônia, foi lida a Mensagem do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. “...a Marinha do Brasil presta uma justa homenagem àqueles voluntários que, de forma espontânea e sincera, nos auxiliam a cultivar e divulgar, para os distintos segmentos de nossa sociedade, os valores e ações da instituição, fomentando a relevância da força naval, sua rica história de contribuição ao país, suas potencialidades e o comprometimento com o desenvolvimento nacional..”, diz o trecho da mensagem. A outorga do título de Amigo da Marinha é autorizada para pessoas da comunidade estadual, que destacaram-se na promoção da mentalidade marítima.

A cerimônia celebra o Dia Nacional do Amigo da Marinha. Oportunidade em que foram realizadas as imposições das Medalhas “Amigo da Marinha”, criada para homenagear personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha e na divulgação da importância do mar para o país.

“Essa é uma justa homenagem prestada àqueles que nos bastidores, vem sempre ajudando a Marinha. Nada mais justo do que agraciarmos essas pessoas que tanto se esforçam e tem orgulho de ver a Marinha atuando”, ressalta o comandante Germano Teixeira da Silva.

Entre os homenageados, o prefeito Marcelo Roque lembrou que seu pai, Mário Manoel das Dores Roque, também recebeu no passado a homenagem. “Na década de 1990 meu pai também foi agraciado com a medalha de Amigo da Marinha. Servi o Exército e sei como é o dia a dia das Forças Armadas e essa disciplina, essa experiência é muito importante e a levo para toda minha vida. Parabenizo a Capitania dos Portos do Paraná por esse trabalho significativo não somente para Paranaguá, mas para todo o Estado”, destaca Marcelo Roque.

“Essa honraria é muito importante essa honraria. Várias pessoas que contribuem com a Marinha e hoje recebe essa homenagem. Guardo a medalha que meu pai ganhou no passado e agora nós, eu e o prefeito também recebemos. Parabéns ao comandante Germano, a todos da Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil que exercem um grande trabalho no litoral”, enfatiza Marquinhos Roque que também recebeu a medalha Amigo da Marinha.

Foram condecorados com a Medalha Amigo da Marinha, pelo comandante do 8.° Distrito Naval, contra-almirante Cláudio Henrique Mello de Almeida, as seguintes personalidades: Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, representado pela presidente, Guadalupe Vivekananda Fabry, o prefeito Marcelo Elias Roque, o presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Roque, Mariano Czaikowski, Rui Noé Barroso Torres, Gerson Gross, André Luiz do Patrocínio e Silva Maragliano, Fioravante Andreis Neto, Jacqueline Guimbala, José Antônio Machado Gomes Pereira, Lívia Isabele Mayer Blaskevicz, Rodrigo Buffara Farah Coelho e Ronaldo Santos Sapateiro.

A medalha Amigo da Marinha foi criada em agosto de 1966, para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças bem como instituições que tenham distinguido, no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país.

Jornalista: Flávia Adans