Publicado em 30 de Novembro de 2018

Nota de esclarecimento

Licitação 022/2018
A Prefeitura de Paranaguá (PMP) esclarece, que o Tribunal de Contas (TC) decidiu suspender cautelarmente a concorrência pública n.º 022/2018 e solicitou retificações nos itens de ordem técnica, que já estão sendo avaliados. Cabe ressaltar que o TC não mencionou em sua decisão a existência de indícios de direcionamento e superfaturamento na concorrência conforme afirmam alguns veículos de comunicação. A única informação que o TC possui foi fornecida pela atual empresa prestadora de serviço. Porém, o novo contrato engloba uma série de outros objetos.

A Prefeitura de Paranaguá afirma, conforme matéria já divulgada essa semana, que foram realizados inúmeros estudos técnicos para que todos os serviços pudessem integrar um só processo de Licitação, o que efetivamente facilitará a fiscalização, bem como haverá uma significativa economia aos cofres públicos.

As últimas licitações, que abrangiam a limpeza pública do município totalizaram cerca de R$ 26 milhões. Os técnicos do município efetuaram todos os levantamentos, estudos e diagnósticos para apurar a real necessidade e solução para a limpeza da cidade, agrupando todos os contratos anteriores, chegando ao valor de R$ 28 milhões por conta da ampliação de serviços, da quantidade coletada e das áreas incluídas.

Mesmo assim esse valor ainda pode diminuir por conta da disputa durante a concorrência pública. A atual empresa não é a única a executar esse tipo de serviço no município, logo as informações fornecidas ao TC pela empresa estão incompletas e não condizem com a realidade.

Os técnicos do município efetuaram todos os levantamentos, estudos e diagnósticos para apurar a real necessidade e solução para a limpeza da cidade, chegando ao valor de R$ 28 milhões por conta, não só do agrupamento dos serviços, bem como, da ampliação de serviços já mencionada, do aumento da quantidade coletada.

Foram incluídas: ilhas e comunidades pesqueiras que não eram contempladas, Ilha dos Valadares e Alexandra que poderão contar com equipamentos/caminhões para atender a região.

A Prefeitura ressalta que o valor ainda pode diminuir durante a concorrência pública e irá se manifestar oficialmente no processo para que as informações corretas sejam fornecidas.

Jornalista: Emanuel Andrade