Publicado em 15 de Março de 2019

Equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participa de reunião ordinária R-20

A gestão de resíduos sólidos no Paraná foi a pauta do encontro em Curitiba
O secretário municipal de Meio Ambiente (Semma), engenheiro ambiental Vinícius Yugi Higashi acompanhado do biólogo João Roberto Barros Maceno Silva e do diretor de licenciamento e fiscalização Átila Shiroma de Souza participou da 1.ª Reunião Ordinária do R-20. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo na tarde desta quinta-feira, 14, em Curitiba.

A reunião, primeira do ano de 2019, debateu a gestão de resíduos sólidos no Paraná. Um dos principais objetivos do encontro foi receber dos municípios suas demandas, dificuldades e avanços, que serão subsídios para o planejamento da gestão do lixo.

Além de representantes municipais, participaram profissionais da área de resíduos e técnicos dos municípios que fazem parte do Grupo R-20. “A participação no grupo R-20 é de fundamental importância para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pois podemos compartilhar experiências com outros municípios e buscar soluções inovadoras para os problemas envolvendo resíduos sólidos do nosso município, além de mantermos um contato próximo com o Governo Estadual, por meio da Coordenadoria de Resíduos Sólidos”, avalia Vinícius Yugi Higashi.

A Prefeitura de Paranaguá por meio da Semma tem trabalhado maciçamente para evoluir em vários aspectos de proteção ao meio ambiente como política reversa, diálogo constante com as cooperativas de recicláveis, limpeza da cidade, projeto Escola na Semma e Semma na Escola, revitalização do horto florestal, entre outras atividades. “São passos muito importantes para o município e para o desenvolvimento de uma cultura voltada a proteção ambiental e reuniões como essa reforçam nossa busca sempre por novos projetos, ideias e o desenvolvimento de ações que envolvam o cuidado com o meio ambiente”, ressalta o secretário.

Na abertura do encontro, o coordenador da Divisão de Resíduos Sólidos do novo Instituto Água e Terra (IAT), Laerty Dudas, tomou posse como presidente do Grupo R-20.

R-20
O R-20 é um órgão consultivo, criado pelo Decreto Estadual nº 8.656/2013 e Resolução SEMA nº 070/2015, formado por representantes dos 399 municípios paranaenses para a implementação da Lei Federal nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e Leis Estaduais de Resíduos Sólidos.

Também estiveram presentes o presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Luiz da Costa Souza; o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Lindsley da Silva Rasca Rodrigues; o diretor de Saneamento e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra, José Luiz Scrocaro; o segundo secretário executivo do Grupo R-20, Marcos Chaves; o prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria; e o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Júlio Gonchorosky.

Jornalista: Flávia Adans