Publicado em 15 de Março de 2019

Conferência Municipal de Saúde acontece neste sábado na Biblioteca Leôncio Correia

Evento é realizado pelo Conselho Municipal de Saúde e tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Objetivo é debater e deliberar diretrizes para o setor.
Acontece neste sábado (16), a partir das 8h, no auditório da Biblioteca Leôncio Correia, na região central de Paranaguá, a 12.ª Conferência Municipal de Saúde. O objetivo é debater e deliberar sobre a Política Municipal de Saúde, com participação de todos os segmentos da sociedade. São esperados pelo menos 100 delegados (representantes de entidades) e dezenas de observadores.

O evento de Paranaguá é realizado pelo Conselho Municipal de Saúde e tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A secretária Lígia Regina de Campos Cordeiro lembra que todo o apoio necessário foi oferecido para que a população tenha condições de debater e deliberar as diretrizes para o setor. “Estamos empenhados há meses, juntamente com o pessoal do Conselho, para conseguirmos chegar ao dia de hoje e realizarmos a Conferência. O prefeito Marcelo Roque determinou que oferecêssemos toda a estrutura necessária para tanto”, comentou a secretária.

A Conferência tem como base a lei municipal 2.333/2003, reformulada pela lei 3.233/2011. “O intuito é avaliar a situação da saúde na cidade, formular, fixar e avaliar as diretrizes gerais para o setor, além de eleger e homologar as instituições, órgãos e entidades que irão compor o Conselho Municipal de Saúde de Paranaguá para a gestão 2020/2024 e escolher delegados para a 12.ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada em três dias entre 15 e maio e 15 de junho deste ano, em Curitiba”, explica o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dougiva.

A programação começa às 8h, com instalação da mesa de trabalho, leitura e aprovação do regimento interno. Em seguida, às 9h, será a composição da mesa de autoridades. A partir de 9h30 ocorrerão palestras sobre diversos temas relacionados ao Sistema Único de Saúde. O almoço está previsto para 12h e a Secretaria Municipal conseguiu parceria com a Assistência Social para que os membros da Conferência possam se alimentar no Restaurante Popular.

As oficinas temáticas ocorrerão entre 13h30 e 15h, com pausa para o coffe-break às 15h30. Às 16h ocorrerá plenária final, com aprovação de diretrizes e propostas, eleição com homologação das entidades que irão compor o CMS na gestão 2020/2024 e escolha dos delegados de usuários para a 12.ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná.

Além do almoço, a Secretaria Municipal de Saúde foi responsável pela distribuição de lanche aos participantes do evento, assim como a divulgação e confeçção de material necessário. Algumas secretarias deram apoio: Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Governo, Cultura e Turismo e Comunicação.

A Conferência será formada por 100 delegados, sendo 50 de usuários do serviço de saúde, 25 trabalhadores do setor, 12 prestadores de serviço e 13 da administração pública. São delegados natos os representantes de cada entidade, órgão e instituição, os 24 conselheiros titulares e seus 24 suplentes do Conselho em exercício até a data de inscrição, que ocorreu entre 27 de fevereiro e 8 de março de 2019. Todo delegado titular, de qualquer segmento, eleito para a 12ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, terá um único suplente. Cidadãos que não forem representantes de entidades inscritas podem participar, na condição de observadores. Terão direito a voz, mas não a voto.

Jornalista: Osvaldo Capetta