Semana do Meio Ambiente é aberta em Paranaguá

Com a exposição de 22 stands, atrações culturais, gincanas e palestras, o evento propõe a reflexão com os cuidados a natureza e aos animais

Secretário de Meio Ambiente, Vinícius Yugi Higashi, vereadores: Fábio Santos, Carlos Fangueiro, Waldir Leitte, prefeito Marcelo Roque e vereador Edu.
Crianças da Rede Municipal participaram do momento de abertura e visitaram os stands.
Prefeito Marcelo Roque e o jardineiro da Semma, seu Olegário.
Secretário de Meio Ambiente, Vinícius Yugi Higashi.
Presidente da Câmara de Vereadores, Waldir Leitte.
Crianças da escola Nascimento Júnior se apresentaram.
Crianças da Patrulha Mirim se apresentaram .
A 14.ª edição da Semana do Meio Ambiente começou nesta segunda-feira, 10, no Aeroparque. O evento que é promovido pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) faz parte do calendário oficial do município e procura trazer reflexões sobre os cuidados com a natureza e animais.

O prefeito Marcelo Roque lembrou que o evento era organizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Prefeitura era apenas parceria. No entanto, em 2013, o município passou a coordenar a feira. “Queremos que a população possa ter a consciência de zelar pela cidade, proteger os animais e respeitar a natureza”, destacou Marcelo Roque.

Hoje, a Semana do Meio Ambiente conta com a parceria de inúmeras secretarias municipais, além de empresas parcerias. O prefeito ainda definiu: “todo o dia é dia do meio ambiente”. Durante a semana, estão programadas visitas de escolas municipais, estaduais e particulares, além de gincanas e apresentações artísticas. Cerca de 22 espaços com stands de exposição foram montados no local.

Para o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Yugi Higashi, o evento neste ano, oferece uma proposta abrangente. “A população pode participar conosco! Estamos coletando resíduos eletroeletrônicos como pilhas e baterias e lâmpadas que precisam de destinação correta. Também estamos doando mudas de plantas e ensinando os cidadãos a cultivá-las”, resumiu. Vinícius Higashi agradeceu a participação das empresas parceiras e destacou a importância da consciência de todos. “Precisamos fazer a nossa parte e colaborar com o meio ambiente”, enfatizou o secretário que também é engenheiro ambiental.

Stands

Quem for ao Aeroparque, poderá conferir das 9h às 18h, os stands que foram montados e o conteúdo que cada um carrega. Neste ano, participam da Semana do Meio Ambiente: Kaizuka, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Agricultura e Pesca, Nova Aldeia, Unespar, Fospar/Mosaic, Nova Esperança, Catallini Terminais, Semma Movél, Secretaria de Educação, Paranaguá Previdência, Cargill, Unopar, TCP, Patrulha Mirim, Paranaguá Saneamento, Desbravadores, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Saúde, Umamp, IFPR e Departamento de Trânsito (Demutram).

Presenças

Além dos secretários municipais, a Câmara de Vereadores esteve presente por meio do Presidente da Casa, Waldir Leitte, e dos parlamentares: Fábio Santos, Edu e Carlos Fangueiro.