Publicado em 12 de Julho de 2019

TFD: Secretaria de Saúde define ponto de embarque para pacientes de Alexandra

Saída para passageiros que vão fazer tratamento em Curitiba e região metropolitana será em frente da Estação Ferroviária da localidade, às 5h45.
A Secretaria Municipal de Saúde atendeu a solicitações da comunidade de Alexandra e definiu um ponto de embarque para pacientes que utilizam o Transporte Fora de Domicílio (TFD) e fazem tratamento em Curitiba e região metropolitana. Ficou definida que a saída, sempre às 5h45, será em frente a Estação Ferroviária, na região central do bairro, que é bastante extenso por se tratar de uma área rural.

O local escolhido é acessível e conta com um módulo da Polícia Militar em frente, o que garante a segurança dos usuários e seus acompanhantes. A resolução se deu após acordo firmado entre o Departamento de Transporte da Secretaria Municipal de Saúde e a administração regional de Alexandra. Moradores consideravam inviável o embarque em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-277, e solicitaram que um micro-ônibus entrasse no bairro para facilitar aos pacientes.

O TFD tem atualmente três pontos de embarque. Às 4h30 a saída é da unidade de saúde da Gabriel de Lara, seguida pela UPA às 5h e, por fim, o Hospital João Paulo II, no bairro Vila Divinéia, às 5h30. Um dos micro-ônibus entrará em Alexandra somente se houver paciente registrado para fazer viagem a Curitiba e região metropolitana. O desembarque está previsto para o mesmo local.

“É uma medida importante que tivemos que tomar para beneficiar a população de Alexandra. Sabemos que tem que ser tudo muito bem calculado em relação à viagem porque se houver atraso os pacientes terão dificuldade para chegar em suas consultas e exames porque nossos veículos cruzam Curitiba em horário de pico, com um trânsito muitas vezes complicado. Mesmo assim conseguimos encaixar Alexandra no roteiro e assim atender a população”, comemora a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

O Departamento de Transportes vem recebendo diversos investimentos para conseguir atender a alta demanda de pacientes em tratamento em Curitiba e região metropolitana. Em junho o balanço realizado apontou cerca de 2.600 pacientes e acompanhantes que usaram o serviço.

Foram adquiridos micro-ônibus e ônibus novos, ambulâncias e carros de passeio para conseguir realizar as viagens, oferecendo mais segurança e conforto aos cidadãos parnanguaras, de acordo com a responsável pelo setor, Josélia Correia. Numa ação inédita agora os pacientes e seus acompanhantes recebem kit lanche na saída, que contém biscoitos, frutas, suco, água e até barra de cereais, para se alimentar durante a viagem. “Na gestão do prefeito Marcelo Roque estamos conseguindo melhorar muito o TFD e incluir Alexandra em nossa rota é outra demonstração disso”, afirmou a responsável.

Jornalista: Osvaldo Capetta