Paranaguá com Iluminação melhor e mais eficiente

Intuito é implantar luminárias em LED em 100% das ruas da cidade

Avenida Coronel José Lobo antes da instalação de luminárias em LED - Foto Leonardo A. Barbosa
Avenida Coronel José Lobo após a instalação de luminárias em LED - Foto Leonardo A. Barbosa
Paranaguá está cada vez mais iluminada. Nesta gestão, a cidade tem recebido uma atenção especial na iluminação pública. Anteriormente foram instaladas luminárias em LED na Avenida Roque Vernalha, nas ruas Nestor Victor, Expedicionários, Maneco Viana, Domingos Peneda, Avenida Coronel Santa Rita e também na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. O serviço não parou por aí, praças e campos, além de ruas em bairros como Vila Garcia, Jacarandá e Ouro Fino também receberam o serviço.

A nova fase iniciou no dia 27 de julho e o intuito é implantar luminárias em LED em 100% da cidade até meados de 2020.

“Quando necessário ocorre também a troca de postes e braços. Este é um benefício importante para a cidade já que o LED gera economia, menos tempo em manutenções e contribui com um consumo sustentável e responsável na energia”, observa o secretário municipal de Serviços Urbanos, Cláudio Roberto Mariano.

O prefeito Marcelo Roque tem acompanhado os trabalhos de instalação da nova iluminação. “É com muita satisfação que temos entregado esse serviço para a população. Quem passa pelas regiões que já receberam as novas luminárias, percebe a mudança positiva. A diferença é muito grande e gera segurança e economia”, ressalta.

O secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva reforça a importância da nova iluminação. “A iluminação pública é um item muito importante no quesito segurança pública e as luminárias em LED auxiliam muito nisso. Além da presença da Guarda Municipal que vem fazendo um trabalho forte na cidade, vemos que agora as pessoas fazem suas caminhadas ou mesmo retornam dos seus locais de trabalho com mais tranquilidade porque as vias estão mais iluminadas a noite.

Confira as ruas que já receberam o serviço conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos

Avenida Coronel José Lobo (50%) - 144 luminárias já instaladas
Rua 13 de Maio – 27 luminárias já instaladas
Rua Adail Teixeira de Melo – 12 luminárias já instaladas
Rua Adélio Correia – 14 luminárias já instaladas
Rua Agapanto – 23 luminárias já instaladas
Rua Águas Marinhas – 15 luminárias já instaladas
Rua Alberto Ferreira dos Santos – 16 luminárias já instaladas
Rua Alcemiro Luciano – 30 luminárias já instaladas
Rua Alexandrita – 17 luminárias já instaladas
Rua Alfredo Budant – 41 luminárias já instaladas
Rua Alípio dos Santos – 51 luminárias já instaladas
Rua Aníbal Roque – 33 luminárias já instaladas
Rua Anita Ribeiro Fontes – 10 luminárias já instaladas
Rua Antônio Jabur – 2 luminárias já instaladas
Rua Araguari – 15 luminárias já instaladas
Rua Arcésio Guimarães – 23 luminárias já instaladas
Rua José Vicente Elias (Tranv. 2), Ilha dos Valadares – 93 luminárias já instaladas
Rua Manoel Corrêa – 82 luminárias já instaladas
Rua Jatobás
Rua Miguel Zacarias Pesh
Rua Aníbal dias Paiva
Avenida Governador Manoel Ribas (50%)

Os trabalhos continuam e novas vias ainda receberão a instalação de luminárias em LED.