Prefeito entrega ambulâncias, van adaptada, certificados do Curso de Brigadista e assina abertura de licitação para obras na UPA

Tarde de terça-feira foi marcada por conquistas na área da saúde

A tarde desta terça-feira, 3, foi de novidades positivas para a área da saúde em Paranaguá com a entrega de 83 certificados do Curso de Brigadistas a servidores da Saúde, duas ambulâncias de suporte avançado e uma van adaptada, além da assinatura da abertura de licitação para obras na Unidade de Pronto Atendimento UPA.

AMBULÂNCIAS E VAN ADAPTADA
As novas ambulâncias são de suporte avançado e serão utilizadas em casos de urgência e emergência. “As ambulâncias permanecerão em pontos fixos a pedido do prefeito Marcelo Roque, uma na Ilha dos Valadares e outra em Alexandra que são locais com grande número populacional e pela distância ou dificuldade de acesso, necessitam desse serviço disponível no local”, explica a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

O investimento foi de R$ 298.712,50 em cada veículo que conta com rede portátil de oxigênio; respirador mecânico de transporte; ressuscitador manual adulto e infantil; incubadora de transporte de recém-nascido, entre outros aparelhos e ferramentas que fazem toda a diferença na hora do atendimento e assim, ajudam a salvar vidas.

A van adaptada será utilizada em vários momentos especialmente para pacientes que necessitem de tratamento fora do domicílio, além daqueles que precisam de transporte para realização de hemodiálise. “O veículo foi adquirido com recurso do Estado – APSUS no valor de R$ 120 mil e contrapartida do Município em R$ 101.863,33”, informa a secretária municipal de Saúde.

“Estamos investindo fortemente na saúde da população. Novidades boas ainda virão durante o ano de 2020 e temos certeza que entregaremos uma saúde muito melhor do que quando assumimos em 2017”, enfatiza o prefeito Marcelo Roque.

Até o momento já foram entregues 33 veículos para a Saúde, um investimento total de R$ 4.666.365,07 em caminhões, caminhonetes, veículos menores, vans, ambulâncias, ônibus, entre outros.

LICITAÇÃO
O prefeito Marcelo Roque assinou a abertura da licitação para obras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Uma UPA de verdade porque o espaço atual foi entregue em 2016 como um posto de saúde, sem estrutura sem poder contar com recursos do Governo Federal justamente por não ser uma UPA. Agora teremos uma Unidade de Porto Atendimento porte 3 com vários equipamentos e um espaço muito maior. São quase R$ 8 milhões de investimento na UPA que dará um atendimento muito melhor do que temos hoje”, destaca Marcelo Roque.

“A reforma e ampliação da UPA nos deixa muito felizes. O local ficará lindo e pronto para o melhor atendimento ao paciente. Dia 10 de janeiro ocorrerá a licitação para, após esse processo, iniciarem as obras e, seguida, o mais importante: a entrega do espaço para a população”, salienta Lígia Regina de Campos Cordeiro.

CERTIFICADOS
O Curso de Brigadista oferecido em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança foi fornecido a 83 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. “Além do Curso de Brigadista, forneceremos outra capacitação para os motoristas, condutores de veículos de emergência”, adianta a secretária municipal de Saúde.

“Estamos sempre preocupados em capacitar os servidores. Cerca de 800 funcionários da Educação já receberam a instrução, agora foi a vez dos servidores na Saúde em contar com este curso que é de grande importância. Parabéns a todos que hoje estão recebendo o certificado”, parabeniza o prefeito.

O secretário municipal de Segurança, sargento João Carlos Silva ressalta que todo o local que conta com uma equipe de brigadistas está mais seguro. “Eles estão ali para proteção da vida e do patrimônio. É um curso de extrema importância nos órgãos públicos principalmente em casos de incêndio. O brigadista está apto a contornar a situação. Parabéns a todos que participaram”, enfatiza.

A solenidade de entregas e assinaturas ocorreu em frente a sede da Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta terça-feira e contou com a presença de secretários municipais, os vereadores Thiago Kutz, sargento Orlei e Fábio Santos, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dougiva, profissionais de saúde e população em geral.