Lixo acumulado pode se tornar criadouro para o Aedes aegypti

O descarte irregular e o acúmulo em ambientes domésticos favorecem a proliferação do mosquito transmissor da dengue

Agentes de endemias realizam trabalhos de conscientização da população, localização e remoção de criadouros durante o ano todo
A Secretaria Municipal de Saúde por meio dos agentes de endemias realiza um trabalho intenso de conscientização da população, localização e remoção de criadouros durante todo o ano, contudo, o papel de cada cidadão é fundamental na luta contra a dengue.

Com a chegada dos tempos de maior chuva e calor, a proliferação do Aedes aegypti fica mais rápida e as medidas para evitar a existência de criadouros é fundamental. A superintendente de Vigilância em Saúde, Maristela Cerqueira ressalta que o ideal para evitar a doença e eliminar os criadouros do mosquito.

“Nosso trabalho é diário. Os agentes de endemias passam nas residências, empresas e comércios orientando as pessoas e localizando recipientes com água parada, mas precisamos do apoio da população. Verificar seus quintais e interior das residências e não descartar lixo de forma irregular são fundamentais para evitar a proliferação do inseto”, salienta Maristela Cerqueira.

BOMBA COSTAL E FUMACÊ
Quando um local apresenta casos de dengue, é realizado um raio de atuação na região da casa do paciente e aplicado o inseticida nessa região para eliminar os mosquitos. “É importante lembra que tanto o fumacê quanto a bomba costal utilizam o mesmo produto. O inseticida mata apenas os mosquitos adultos para controlar a disseminação, contudo, não impede que os ovos estourem e novos mosquitos nasçam. A eliminação de criadouros é a forma mais eficaz de evitar a dengue, por isso, insistimos que as pessoas cuidem de suas residências e pontos comerciais olhando sempre todo o espaço para que não haja recipiente com água parada”, alerta.

Até mesmo uma casca de ovo ou de maracujá pode ser um grande espaço para o depósito de ovos do Aedes aegypti.

LIXO E ENTULHO
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza diariamente os serviços de coleta do lixo doméstico e de entulhos, porém algumas pessoas ainda insistem em descartar os resíduos nas ruas e terrenos baldios. “Pessoas que fazem isso estão se prejudicando e afetando também ao próximo. A dengue é uma doença muito séria e pode matar. É preciso a conscientização de todos para que só coloquem o lixo pra fora no dia da passagem do caminhão de coleta e não descartem entulhos nas ruas ou terrenos”, frisa a superintendente.