Abertura de estabelecimentos comerciais permanece de forma escalonada

Novo decreto da Prefeitura não altera escalonamento e a fiscalização continuará acontecendo como forma de prevenir a transmissão do coronavírus

A Prefeitura de Paranaguá publicou o decreto 1996/2020 que determina o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais diariamente às 20h. Esta determinação não altera em nada o escalonamento já determinado há algumas semanas.

O escalonamento precisa ser obedecido e os estabelecimentos que desrespeitarem a situação poderão ser multados conforme prevê decretos anteriores. Todos os decretos editados pelo poder público, aliás, podem ser acessados no site da Prefeitura, pelo endereço www.paranagua.pr.gov.br, e clicando no banner Diário Oficial Eletrônico.

O novo decreto mudou o horário do toque de recolher que passa a vigorar às 21h e se encerra às 6h. Também estão proibidas as realizações de atividades religiosas presenciais de qualquer natureza, em virtude da pandemia do Covid-19 pelo período de 15 dias, podendo ser prorrogado.

Nenhum estabelecimento poderá abrir aos domingos, exceto farmácias e postos de combustível.

O novo decreto foi editado após confirmação de sete novos casos de coronavírus em Paranaguá no boletim que a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) nesta quinta-feira, dia 14.

Por causa do aumento, o decreto prevê que o bairro cuja população venha a descumprir as normas estabelecidas pelo poder público e for constatado o aumento do número de casos, será decreto o regime de lockdow, onde as restrições são mais rígidas. A quantidade de casos que determinará o lockdow será o aumento de 50% de casos acima da média do município, considerado por região.