Dengue: aplicação de fumacê inicia hoje em Paranaguá

Os agentes de endemias realizam a remoção dos criadouros para depois o fumacê passar eliminando os mosquitos já na fase alada
Paranaguá contará a partir desta quarta-feira, 20, com a aplicação de inseticida com o fumacê. Pro aproximadamente 15 dias, o veículo estará circulando por bairros de Paranaguá utilizando o inseticida Cielo.

O serviço ocorrerá das 17h às 20h e das 5h30 às 9h, todos os dias, inclusive nos fins de semana. Os agentes de endemias também trabalharão no final de semana das 8h às 17h. “É um serviço completo. Os agentes realizam a remoção dos criadouros para depois o fumacê passar eliminando os mosquitos já na fase alada. Pedimos que a população atenda aos agentes de endemias e mantenha portas e janelas abertas quando ocorrer a passagem do fumacê”, ressalta o biólogo e agente de endemias Allan Divardin, da Secretaria Municipal de Saúde.

CRONOGRAMA
Nesta quarta-feira, 20, o fumacê passará pelos bairros Emboguaçu, Vila Primavera, Vila do Povo, Jardim Figueira, Vila Santa Helena, Jardim Iguaçu e Vila Marinho. “O veículo passará mais de uma vez pela região”, informa.

Na quinta-feira, 21, o fumacê terminará os bairros já citados e iniciará o ciclo de passagem nos bairros Vila São Vicente, Santos Dumont, Jardim Guaraituba, Estradinha, Jardim Eldorado, Correia Velho e Vila Horizonte.

O fumacê é fornecido pela Secretaria de Estado da Saúde e realiza o serviço em todo o Paraná. Enquanto aguardava a chegada em Paranaguá, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde trabalhavam com remoção de criadouros, orientação aos moradores, o Projeto Empresa – contra a Dengue e aplicação do mesmo inseticida com bomba costal. A aplicação do fumacê é mais uma ferramenta que será somada a já utilizadas no município.

“O trabalho é realizado o ano inteiro, mas precisamos da conscientização de todos nessa luta. Pedimos que verifiquem suas residências, eliminem recipientes que podem se tornar possíveis criadouros para o mosquito, não acumulem lixo e entulho. Somente com a união de esforços poderemos combater a dengue em Paranaguá”, salienta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Paranaguá está em epidemia de dengue e registrou 980 casos conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.