Prefeitura investe mais de R$ 160 mil em kits bucais e EPI’s de combate ao coronavírus

Mais de 20 mil equipamentos serão distribuídos para escolas municipais

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, investiu R$ 113.880,00 na compra de kits de higiene bucal infantil e adulto. Na mesma oportunidade, foram destinados à Secretaria Municipal de Educação, máscaras do tipo “face shield” adulto e infantil, termômetros digitais, álcool, entre outros produtos. Um investimento de R$ 315.476,00 por meio do Programa Saúde na Escola, do Governo Federal.

São 3 mil unidades da máscara “face shield” para funcionários da Educação e mais de 20 mil de máscaras para as crianças e kits bucais para uso nas escolas municipais, numa parceria firmada entre as secretarias de Saúde e Educação.

A entrega destes novos equipamentos foi feita nesta quinta-feira, dia 22, durante a solenidade de entrega da reforma do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mário Roque.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as máscaras adquiridas proporcionam uma série de vantagens para os usuários. São maiores, o que aumenta a proteção do rosto por completo, garante maior conforto, é de fácil higienização, torna a comunicação clara, evitando ruídos na voz, garante menor exposição a doenças e evita toque nos olhos, boca e nariz, entre outros.

De acordo com a secretária de Saúde, Lígia Regina de Campos, a compra dos kits bucais segue o cronograma da lei instituída na cidade e os equipamentos de proteção individual (EPI’s) reforçam os cuidados que serão mantidos nas escolas assim que as aulas presenciais sejam retomadas.

“A entrega dos kits bucais é importante para que nossas crianças continuem tendo uma saúde bucal boa. Anteriormente fizemos a entrega de kits e visitamos as escolas com o odontomóvel. A pandemia, porém, mudou nosso cronograma, mas estamos preparados para atender aos alunos da rede municipal de ensino”, destacou Ligia Campos.

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Campos, destacou que os novos equipamentos vão garantir mais segurança na rede.

O prefeito Marcelo Roque destacou que as escolas, com mais estes EPI’s ficam mais organizadas para a volta às aulas. “Retomaremos com mais segurança”, confirmou.

“A Educação e a Saúde têm sido parceiras. As aulas presenciais ainda não foram retomadas, mas as escolas estão preparadas. Estes EPI’s são importantes para garantir a segurança das crianças, dos nossos professores e funcionários”, destacou a secretária de Educação, Tenile Xavier.