Contra a Covid-19: esquema vacinal completo é essencial para uma imunização segura

Mais de 1.500 pessoas ainda não retornaram para receber a segunda dose da vacina

Apesar de contar com intervalos diferentes, tanto a vacina AstraZeneca/Oxford quanto a Coronavac/Butantan, são oferecidas em duas doses para uma imunização segura. Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde tem percebido uma defasagem de pessoas que receberam a primeira dose e não retornaram no período indicado para completar o esquema vacinal.

São aproximadamente 1.520 pessoas que ainda não compareceram na Estação Ferroviária para tomar a segunda dose. “Equipes têm entrado em contato com esses cidadãos para que venham se imunizar. É preciso que o esquema esteja completo para uma imunização eficaz contra a Covid-19”, salienta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Desse número, são 1004 pessoas que receberam a vacina Coronavac e não retornaram para a segunda dose. “A vacina está disponível para esse público, mas infelizmente a procura está baixa. Orientamos que aqueles que já receberam a primeira dose, que fiquem atentos a informação com data de retorno contida no cartão de vacinação e mesmo com o prazo expirado, nos procurem para completar o esquema vacinal”, lamenta a secretária.

O intervalo entre doses informado pela fabricante da Coronavac é de duas a quatro semanas, já a AstraZeneca é de 90 dias.

Para receber a segunda dose, basta que a pessoa se dirija à Estação Ferroviária com documento original com foto e preferencialmente o cartão de vacinação fornecido no momento da aplicação da primeira dose.