Publicado em 06 de Novembro de 2015

Oficinas do 6º Festpar são divulgadas pela organização do evento

Além de um grupo argentino se apresentando, o Festpar terá oficina com consagrado ator Vinicius Piedade e outra de iniciação de ator
Faltam poucos dias para o início da 6ª edição do Festival de Teatro de Paranaguá – Festpar, que começa dia 16 de novembro no teatro Municipal Rachel Costa. O Festpar tem por objetivo maior, a revitalização do teatro na cidade de Paranaguá, como também valorizar o trabalho dos artistas locais e de todo território nacional.

Esta edição do evento cultural artístico será internacional, pois recebe, em sua concorrência, um espetáculo teatral de Rosário, Na Argentina. Este espetáculo arrebatou prêmios em Cuba, em outro festival internacional, e vem ao Festpar apoiado pelo Ministério da Cultura da Argentina (Ministério da Cultura de La Nácion).

O 6º. Festpar oferecerá também, oficinas em diversas facções teatrais, proporcionando aos participantes um novo conhecimento e também uma releitura de seus trabalhos. As oficinas são o segundo atrativo do festival.

Para a diretora do Teatro Municipal Rachel Costa, Olga Maria E Castro, o Festpar é um sonho para muitos artistas, não apenas os locais, mas todos aqueles que vêm a Paranaguá mostrar sua arte nos palcos. “Sinto-me orgulhosa em receber tantos talentos no nosso palco, atores que vem mostrar sua arte, trocar experiências e também participar das oficinas, mostrando atitude e vontade de conhecimento. Nossos atores locais aguardam pelo Festpar para serem vistos por grandiosos públicos e mostrar seu diferencial”.

Para o prefeito Edison Kersten, o Festpar é sinônimo de pura cultura para a cidade, visto que por alguns dias Paranaguá vira cenário de cultura e arte.” Os artistas que vem a Paranaguá participar do festival tem uma oportunidade de interagir com artistas de toda a região e diversos outros estados. Parabéns a todos os envolvidos pela arte”.

Confira as oficinas abaixo:

Oficina 1 :Ser Ator- A Prática Criativa- carga Total a combinar, com no mínimo de 6 seis horas.A ministrante será Fabiana Ferreira.O público alvo são jovens e adultos interessados nas dinâmicas corporais que envolvem o trabalho do ator.Para esta oficina serão ofertadas 25 vagas e será desenvolvida dentro da Abração Filmes Produtora de Artes.

Esta oficina funcionará da seguinte forma: A produtora desde sua fundação em 2004 e é um diferencial de nossa proposta de pesquisa. Visa a prática de exercícios, improvisações e composições corporais e sonoras, desenvolvendo a consciência do corpo e da audição, através do ritmo e sua relação com o movimento. Promovem musicalidade, expressão corporal, dentre outros, assim como dinâmicas de corpo,acrobacias e percepção corporal, sonora e espacial.

Oficina 2: Será Ministrada por Vinicius Piedade. Oficina “Identidade” Para atores. Dia 23 de novembro das 18 hr às 22 hr no Teatro Rachel Costa. A Apresentação da Peça “Identidade” será dia 24, às 20 hrs.

Estima-se que em sua quinta edição, o festival alcançou a marca de 20 espetáculos inscritos, 10 espetáculos convidados, além de vários espetáculos de rua e musicais. Completando esta grade cultural, as oficinas, treinamentos e workshops de aprimoramento profissional, atendendo aproximadamente um público de 50 mil pessoas, que têm acesso gratuito a diversas atividades culturais.

Em sua sexta edição, são 27 espetáculos inscritos e 23 concorrentes, além de duas oficinas, ofertadas pelo Sesc e pelo espetáculo convidado, “Identidade”.

No encerramento, o FESTPAR realizará uma noite especial, como todas as últimas edições, para entrega de premiações aos artistas destaques em suas categorias, fazendo com que os mesmos sintam - se estimulados em mostrar os seus respectivos trabalhos, como também, investir em belas produções.

“Para um Festival que alcançou tamanha grandeza e destaque, pensamos em ter jurados também neste porte de conhecimento e experiência na vivência teatral”. Finalizou Olga Castro.

O Festival de Teatro do Litoral acontece no Teatro Rachel Costa entre os dias 16 a 29 de novembro.

Jornalista: Rafaela Mayra da Cunha Takiguchi