Publicado em 10 de Novembro de 2015

Projeto que levou aulas de Justiça e Cidadania às escolas do município envolveu mais de 400 alunos

Encerramento das atividades em 2015 aconteceu nesta terça-feira (11) no Teatro Rachel Costa. Prefeito Edison Kersten esteve presente e ressaltou importância dos conteúdos apresentados. O projeto deve se repetir no ano que vem.
Alunos da rede municipal de ensino participaram, na manhã desta terça-feira (11), do encerramento do projeto “Justiça e Cidadania também se aprende na escola”, no Teatro Rachel Costa. Em todo o município, dez escolas municipais e 400 alunos participaram da iniciativa, que é uma parceria entre o Poder Judiciário de Paranaguá e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi).

O projeto levou temas como separação dos poderes, cidadania e direitos para dentro da sala de aula e foi desenvolvido ao longo deste ano.
O dia de hoje marcou o encerramento da atividade com entrega de certificados, medalhas para as melhores redações e homenagens a professores, diretores, pedagogos e parceiros da iniciativa. Duas peças teatrais encenadas pelos alunos foram encenadas e trouxeram a temática do projeto para os expectadores.

O prefeito Edison Kersten ressaltou a importante parceria com o Poder Judiciário. “Foi um prazer imenso ver hoje o teatro lotado de nossas crianças e parabenizo a pessoa da Dr. Mércia, em especial, mas a todos os membros do Poder Judiciário, pelo belíssimo trabalho desenvolvido em nossas escolas. As crianças discutiram temas que os ajudam a serem melhores cidadãos no futuro e até mesmo a cobrar dos pais essa participação ativa em nossa sociedade”, disse.

“Também estendo os agradecimentos e felicitações a nossa equipe da Semedi, diretoras, pedagogos e professores pelo importantíssimo trabalho e empenho nas atividades do projeto”, concluiu.

A Dr. Mércia do Nascimento Franchi explica que o projeto é idealizado pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e fica a cargo do juiz de cada comarca fazer as adaptações necessárias ao seu desenvolvimento. Em Paranaguá, teve peça de teatro, visitas ao fórum e demais atividades, além do estudo de uma cartilha própria entregue aos alunos.

“Focamos bastante na questão do meio ambiente porque Paranaguá sempre debate esses temas”, salientou. “Também adiantamos que o objetivo é continuar e ampliar esse projeto no ano que vem, com a participação de mais alunos de mais escolas”, disse.

Ela também falou da importância de todos os envolvidos no projeto. “Agradeço muito o Poder Executivo, na pessoa do prefeito Edison Kersten, que percebemos que tem desenvolvido um trabalho muito técnico e também, principalmente, muito humano e que tem uma sensibilidade especial para este tema. Não poderia deixar de agradecer a cada uma das professoras e diretoras que nos ajudaram durante a caminhada. É um dia de muita emoção e de enxergar a esperança nos olhos de cada uma destas crianças”, concluiu.

O Juiz Dr. Guilherme Nieto, que também participou do projeto, falou da iniciativa. “Muito satisfeito em ter participado deste momento e deste projeto e com certeza iremos trabalhar, no Judiciário, para que isso se repita no ano que vem”, salientou.

Sarah Khaled tem 11 anos e interpretou a “Justiça” numa peça de teatro. Ela conta o que aprendeu durante as aulas. “Foi ótimo ter aulas com os juízes, conhecer o fórum, saber um pouco mais sobre o Poder Executivo e o Judiciário. Tudo isso é importante para nós”, salientou.

A colega dela, Helena Macinatto, interpretou a “Cidadania”. “Para mim, Cidadania são a luta por esses direitos como educação, saúde e segurança. No projeto também estudamos os direitos das crianças, o que é muito importante para nossa formação”, salientou.

O objetivo, segundo o Poder Judiciário, é que o projeto, no ano que vem, também inclua as incursões ao Poder Legislativo, por meio da Câmara Municipal.

Jornalista: Marcos Silva