Publicado em 16 de Novembro de 2015

Mais de 300 crianças da rede municipal de ensino irão tirar o RG gratuitamente

Ação é direcionada a alunos participantes do projeto “Justiça e Cidadania também se aprende na escola”. Van do Instituto de Identificação faz a retirada de impressão digital e documentação no estádio do ‘Caranguejão’. Prefeito Edison esteve no primeiro dia do serviço e salienta que a intenção é expandir o projeto no ano que vem.
Até sexta-feira (20), mais de 300 crianças da rede municipal de ensino irão tirar gratuitamente o RG (Registro Geral) na van móvel do Instituto de Identificação do Paraná. A ação faz parte do projeto “Justiça e Cidadania também se aprende na escola”, uma parceria entre o Poder Judiciário e a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Semedi (Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral).

Nesta segunda-feira, tiraram o RG os alunos das escolas municipais Prof.ªSully da Rosa Vilarinho, Eloyna de Camargo Viana e Manoel Viana. Na terça-feira (17), será a vez dos alunos da escola João Rocha; na quarta-feira, alunos do Gabriel de Lara; na quinta-feira, alunos do Bom Menino e, novamente, da escola Iná e, finalizando o cronograma, na sexta-feira é dia dos alunos da escola Iracema dos Santos.

O prefeito Edison Kersten parabenizou a juíza Drª. Mércia Nascimento Franchi, que esteve à frente do projeto. “Ficamos muito gratos pela parceria e nossa intenção é ampliar o projeto no ano que vem. Este ano ele atendeu a 400 alunos e gostaríamos de integrar mais escolas nesta ação”, salientou.

“É um momento muito importante porque as crianças receberam aulas sobre o funcionamento do Poder Judiciário. Teve também um foco muito importante que foi o meio ambiente, assunto de extrema importância para nossas crianças, visto que estamos rodeados de Mata Atlântica e temos que discutir esses temas”, concluiu.

A juíza Dr.ª Mércio Nascimento Franchi ressaltou que esta fase do projeto representa a entrada de mais um parceiro na iniciativa, que é o Governo do Estado. “É com extrema satisfação que estamos recebendo a van móvel do Instituto de Identificação e isso demonstra que a iniciativa se fortalece ainda mais. As crianças vivenciam na prática o que é um pouco da cidadania por meio do documento, quando elas se sentem integrantes da sociedade”, disse.

O primeiro aluno a deixar a impressão digital marcada e se preparar para fazer o documento foi Felipe GrittenZolotorevisky Alves, de 11 anos e estudante do 5º ano da escola Eloyna. “Foi muito legal. Durante o projeto aprendemos várias coisas importantes sobre como ser um cidadão melhor”, disse.

O mesmo ressaltou Gustavo Delfino Matheus também gostou de tirar o documento. “Eu aprendi que o RG É importante para procurar trabalho mais tarde, dentre outras coisas”, ressaltou.

O PROJETO
Realizado ao longo do ano, o Projeto “Justiça e Cidadania também se aprende na Escola” é idealizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e fica a cargo dos juízes de cada comarca desenvolverem e adaptarem a ação. Por meio da parceria com a Secretaria de Educação, mais de 400 crianças de 10 escolas municipais participaram do projeto, que teve aulas sobre o funcionamento do Poder Judiciário, além de princípios de direitos e deveres dos cidadãos. Como parte da iniciativa, as crianças encenaram peças de teatro com o tema das aulas e apresentaram suas crianças no Teatro Rachel Costa.

Na semana passada, os alunos receberam os certificados por participaram do Projeto. A intenção do Judiciário é continuar a ação no que vem.

Jornalista: Marcos Silva