Publicado em 17 de Novembro de 2015

Maroquinhas Fru Fru abre a sexta edição do Festpar

Maior festival de teatro da região começou com peça voltada ao público jovem e à noite se apresentou “Escândalo! Pra que?”
O maior festival de artes cênicas do litoral começou na tarde desta segunda-feira no Teatro Municipal Rachel Costa. O Festival de Teatro de Paranaguá – Festpar está na sexta edição e traz peças de teatro para todas as faixas etárias. Todas as apresentações estão concorrendo aos prêmios que serão entregues na noite de gala, 29 de novembro.

As apresentações acontecem durante as tardes e à noite e as peças são com artistas de Paranaguá, litoral e outros lugares do país e nesta edição, uma companhia da Argentina se apresentará. O Festpar começou com a peça infantil Maroquinhas Fru Fru, uma companhia do próprio teatro.

A diretora do Rachel Costa Olga Maria e Castro falou sobre a abertura do FESTPAR com uma peça voltada às crianças. Maroquinhas Fru Fru é um texto de Maria Clara Machado, do Teatro Tablado do Rio de Janeiro. Este é um trabalho desenvolvido pela Cia Teatral Gente do Rachel Costa. “Procuramos desenvolver em nossos jovens seus potenciais, mostrando importância no seu existir e em seus talentos e ser feliz é ordem primeira nessa Cia Teatral.

Olga afirmou estar muito honrada com o festival. “O Teatro Municipal Rachel Costa sentiu-se honrado em abrir o FESTPAR com seus artistas mirins, pois acreditamos que, quando assumirem o rumo de suas vidas levarão muito de nós, e nós, daqui, guardaremos em nossas memórias tão lindas e fortes vivências! Que sejamos o berço primeiro do despertar suave de tão incríveis pessoas”.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura- Fumcul, Maria Angélica Lobo Leomil falou sobre a abertura do evento como um grande segmento das artes cênicas aos jovens que começam no teatro. “O FESTPAR é a continuidade do projeto que já vem acontecendo com a ideia de fomentar o segmento das artes cênicas. Um pessoal que vem aprendendo a fazer teatro, conhecendo o mundo do teatro, cenários, figurinos e isso vai preparando nossos jovens para as artes cênicas e acho muito importante, a partir do momento que a comunidade vai ao teatro, eles também querem fazer parte, porque é engraçado, divertido e temos esta proposta de incentivá-los”.

O prefeito Edison Kersten explicou que o incentivo às artes cênicas é fundamental para o fomento da cultura. “Incentivar jovens ao ingresso deste mundo cultural é fundamental. O teatro enriquece, eles decoram textos, passam a ter a leitura como apoio e desta forma vão se adaptando ao mundo cultural e divertido. O FESTPAR é isso, um grande universo das artes cênicas”.

Além das apresentações teatrais, o FESTPAR terá também duas oficinas para que os artistas possam ter troca de experiências. As apresentações do FESTPAR são às 15 hr e à noite a partir das 20 hr.

Na noite desta segunda-feira aconteceu também a apresentação da peça “Escândalo! Pra quê? Do Grupo Teatral Aquarela.

Premiação

Na categoria Melhor Espetáculo, haverá premiação em dinheiro para o primeiro lugar (R$ 2.500), segundo lugar (R$ 1.500) e terceiro lugar (R$ 1.000). Todos também receberão troféus.

Os artistas também serão premiados com troféus nas categorias: direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, revelação do ano, destaque do Festpar, ator/atriz revelação mirim, melhor figurino, melhor cenário, melhor texto, melhor sonoplastia.

Jornalista: Rafaela Mayra da Cunha Takiguchi