Publicado em 20 de Novembro de 2015

Projeto ‘Justiça e Cidadania também se aprende na escola’ se encerrou hoje com retirada de RG para alunos

Cerca de 300 crianças puderam retirar o documento. Projeto deve ser ampliado no ano que vem.
Acabou, na tarde desta sexta-feira (20), a ação do Projeto “Justiça e Cidadania ambém se aprende na escola” que possibilitou a retirada de cerca de 300 carteiras de identidade (RG) a alunos da rede municipal de ensino. Desde o início da semana, uma van do Instituto de Identificação do Paraná está no estádio do Caranguejão fazendo o cadastro para emissão do documento.

O Projeto é realizado pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), por meio do Poder Judiciário de Paranaguá e foi executado em parceria com a Prefeitura, em oito escolas do município. A juíza Drª Mércia Nascimento Franchi é quem coordena as ações em Paranaguá. A Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) também esteve presente, por meio da divisão de Educação para o Trânsito do Demutran, que levou noções de trânsito às crianças que aguardavam atendimento.

O prefeito Edison Kersten, a Dr.ª Mércia, a secretária de Educação, Hilda Werner, os vereadores Marquinhos Roque e Ricardo dos Santos também estavam presentes na cerimônia de encerramento.

“Agradeço imensamente a colaboração de cada um dos servidores de diversas secretarias envolvidas, em especial aos da Educação e o pessoal da van móvel do Instituto de Identificação, que não mediram esforços para que isso acontecesse. Vejo na pessoa do prefeito alguém que tem uma postura de humanidade, com muito respeito pela cidadania”, ressaltou a juíza Drª Mércia em seu pronunciamento.

O prefeito Edison ressaltou que espera a continuidade da parceria no ano que vem. “Este é um momento importante e que queremos que venha a se repetir nos próximos anos. Agradeço o empenho e envolvimento de todos não só nesta ação da retirada dos documentos, mas em todo o projeto, que levou aulas sobre o Poder Judiciário às nossas escolas municipais, tratando de temas como direitos e deveres com nossas crianças. Isso fortalece a noção de cidadania e contribui para a formação dos nossos alunos”, disse.

MAIS SOBRE O PROJETO

Realizado ao longo do ano, o Projeto “Justiça e Cidadania também se aprende na Escola” é idealizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e fica a cargo dos juízes de cada comarca desenvolverem e adaptarem a ação. Por meio da parceria com a Secretaria de Educação, mais de 400 crianças de 10 escolas municipais participaram do projeto, que teve aulas sobre o funcionamento do Poder Judiciário, além de princípios de direitos e deveres dos cidadãos. Como parte da iniciativa, as crianças encenaram peças de teatro com o tema das aulas e apresentaram suas crianças no Teatro Rachel Costa.

Na semana passada, os alunos receberam os certificados por participaram do Projeto. A intenção do Judiciário é continuar a ação no que vem.

Jornalista: Marcos Silva