Publicado em 15 de Dezembro de 2015

Alunos da rede municipal de ensino plantam mais de 120 árvores no Aeroparque

‘Bosque da Cidadania’ marca final do projeto desenvolvido pela parceria entre Prefeitura e Poder Judiciário.
Mais de 300 alunos da rede municipal de ensino plantaram, na manhã desta terça-feira 15), mais de 120 árvores no Aeroparque, dando início ao futuro “Bosque da Cidadania”. Esta foi a última atividade do projeto “Cidadania e Justiça Também se Aprende na Escola!”, desenvolvido em parceria entre o Poder Judiciário e o município, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi). A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) também participou desta fase do projeto, com a consultoria da bióloga Atethea Patrícia Ferreira, da empresa Ambiens.

O prefeito Edison Kersten falou sobre esta etapa do projeto. “Parabenizo à Dr.ª Mércia, que esteve a frente deste projeto e, com isso, também cumprimento os demais juízes. Foi um projeto tanto teórico quanto prático sobre o funcionamento do Poder Judiciário e também foram passadas noções de cidadania. Essas mais de 300 crianças que se envolveram no projeto hoje podem complementar a sua formação com a questão ambiental, repassando a importância da preservação do meio ambiente”, salientou.

“Nosso objetivo maior é sensibilizar as crianças para que elas tenham consciência ambiental e possam cobrar também de seus pais. Aproveito para falar do momento que passamos, de enfrentamento da Dengue. E nisso isso também é uma importante ajuda, pois essas crianças receberam orientação sobre como evitar a proliferação do mosquito”, finalizou.

Para o plantio das mudas, as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) também auxiliaram.

Todas as árvores plantadas são do bioma Mata Atlântica, sendo espécies como o cedro rosa (Cedrela fissilis), palmito jussara (Euterpe edulis), ipê roxo (Handroanthus impetiginosus) e amarelo (Tabebuia Chrysantha), quaresmeira (Tibouchina granulosa) e Guapuruvu (Schizolobium parahyba).

A Drª. Mércia do Nascimento Franchi, juíza que coordena o projeto, salienta “que inicialmente foram previstas algumas atividades e houve uma ampliação. Todas as atividades superaram as expectativas por causa das parcerias com o Poder Executivo e com outros órgãos e entidades que participaram.

“Queremos plantar uma semente para que os poderes constituídos levem para essas crianças noções de cidadania para sua vida. O prefeito Edison e todos os secretários são muito conscientes e sensíveis e foram grandes parceiros nesta iniciativa”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jozias de Oliveira Ramos, também participou do plantio, simbolizando os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) parceiros do projeto. Os secretários municipais de Segurança, Cícero Alves Fernandes, de Educação, Hilda Werner, e de Obras, Juliano Elias, também estiveram presentes.

MAIS SOBRE O PROJETO

Realizado ao longo do ano, o Projeto “Justiça e Cidadania também se aprende na Escola” é idealizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e fica a cargo dos juízes de cada comarca desenvolverem e adaptarem a ação. Por meio da parceria com a Secretaria de Educação, mais de 300 crianças de oito escolas municipais participaram do projeto, que teve aulas sobre o funcionamento do Poder Judiciário, além de princípios de direitos e deveres dos cidadãos. Como parte da iniciativa, as crianças encenaram peças de teatro com o tema das aulas e apresentaram suas crianças no Teatro Rachel Costa.

Jornalista: Marcos Silva