Publicado em 16 de Janeiro de 2016

Prevenção à dengue é feita com peça teatral em Paranaguá

Evento ocorreu na Feira da Lua do Aeroparque. Grupos de teatro e de flashmob participaram das apresentações. Cidadãos aprovaram.
Na última Feira da Lua ocorrida no Aeroparque, a Prefeitura de Paranaguá promoveu uma apresentação artística voltada ao combate e à prevenção à dengue apresentada para todos os cidadãos que estiveram no local. O evento também contou com a distribuição de panfletos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para os presentes, onde constam o checklist com todos os passos para prevenir a doença.

A secretária municipal de Saúde, Sandra Machado Marcondes, destacou a importância da apresentação teatral expondo o problema da dengue aos presentes. “De uma forma lúdica estamos falando o mesmo assunto que muitas vezes tratamos com certa severidade. Tratar a dengue de uma forma teatral faz com que seja dito à população de uma maneira mais branda a necessidade de eliminação de possíveis criadouros do mosquito”, completa.

Agentes de endemia também estiveram na Feira da Lua entregando panfletos aos cidadãos com o checklist para eliminação de criadouros do Aedes Aegypti. “Se toda a população gastar 30 minutos para conferir o checklist e eliminar possíveis locais de proliferação, todos nós estaremos ajudando Paranaguá a ficar livre da dengue”, explica a secretária de saúde.

“A arte é a melhor manifestação, o artista mobiliza muito, ele emana carinho e acolhimento. A arte impõe respeito. A hora é de a gente se unir e a arte faz isso. Vamos dançar, cantar, se apresentar e chamar o povo para simpatizar com a causa e tomar a antipatia com a dengue”, ressalta a diretora do Teatro Rachel Costa, Olga Maria e Castro. De acordo com ela, o grupo de teatro e os artistas que estiveram na apresentação vieram de forma voluntária, com o intuito de colaborar com o município. Mais eventos serão promovidos na cidade voltados à conscientização.

ARTISTAS APOIAM REALIZAÇÃO DE EVENTO CULTURAL

Wellington do Fênix, um dos componentes do Grupo Fênix, que realiza uma série de flashmobs e apresentações de hip hop em Paranaguá e em todo o estado, destaca a importância da apresentação cultural para a população e também para os grupos. “A arte é um meio de comunicação. Todos os artistas devem unir força e caminhar juntos”, ressalta, destacando o apoio da Fumcul, através da diretora Olga Maria e Castro, para convite ao evento e também à outras apresentações no município nos últimos anos.

“É importante esta mobilização. Toda a população precisa se conscientizar que o problema da dengue é de toda a sociedade. Eliminação de possíveis criadouros e conscientização de todos devem ser obrigações de todos nós agora e sempre”, explica a secretária de saúde, Sandra Marcondes. A secretária Sandra também esteve junto à 1ª Regional de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e população em mobilizações nos bairros de Paranaguá durante a semana para conscientização e prevenção.

Quem também participou da apresentação na Feira da Lua foi o “Mago das Bolhas”, Celso Luiz Johnsson, ressaltando sua luta em conjunto contra a dengue. Johnsson esteve na última semana participando de palestras e mobilização no bairro do bairro do Samambaia junto à 1ª Regional de Saúde e Sesa.

AJUDA DE FORA E APROVAÇÃO DA POPULAÇÃO

Uma das atrações da apresentação foi o grupo de teatro da Fazenda Rio Grande, no Paraná, da Comunidade Nova Vida, uma igreja da localidade, que realiza uma instituição de verão voltada aos jovens, que através da arte e da fé, procuram passar uma mensagem cristã em vários municípios do Paraná. “Pensando nisso, viemos fazer um comunicado através do teatro para combater à dengue em Paranaguá, nosso intuito é ajudar”, explica um dos componentes do grupo, Thiego Modesto Figueiredo Moreira.

“Este tipo de evento é muito interessante. A apresentação está mobilizando o povo, que, como você pode ver, está assistindo e comparecendo. Se pelo menos uma parte deste público se conscientizar e passar essa mensagem de prevenção para frente, a dengue será ainda mais combatida em Paranaguá”, afirma Jair Pereira, empreiteiro, morador da Vila do Povo.

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi