Publicado em 22 de Março de 2016

Prefeitura aguarda homologação da Justiça pra utilização dos recursos da APPA

Várias ações serão feitas por parte da Prefeitura
A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), está aguardando a homologação da Justiça para a utilização da verba de R$ 4 milhões da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).

De acordo com o secretário da pasta, Luiz Fernando Gaspari de Oliveira, do valor total, R$ 3,4 milhões serão utilizados para a coleta de resíduos em toda a cidade, e em torno de R$ 200 mil já foram repassados para o Município, através de um caminhão coletor concedido pela APPA.

“Para a coleta de resíduos perigosos iremos utilizar em torno de R$ 400 mil. O valor já foi repassado através de um acordo entre a APPA e o Ministério Público Federal”, explica o secretário. “O valor foi depositado em janeiro deste ano, e prevê a coleta de aproximadamente 15 mil toneladas de resíduos por um período de seis meses”, continua Luiz Fernando.

A Prefeitura levantou orçamentos e está realizando um processo de contratação direta para a compra de caçambas estacionárias, coleta, transporte e destinação de resíduos.

A Procuradoria do município encaminhou o processo para utilização dos recursos à Justiça Federal, que pediu a manifestação de APPA e MPF, que já aprovaram a forma que os valores serão utilizados pela Prefeitura.

“Agora, o município aguarda a homologação judicial do acordo, que provavelmente acontecerá nesta semana, dando após isso o início na contratação dos equipamentos de limpeza, como forma de eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti em todos os bairros da cidade”, finaliza o secretário.

Jornalista: Suzane Cicarello