Publicado em 23 de Março de 2016

Prefeitura participa de ação voluntária em prol da saúde povo indígena na Ilha da Cotinga

Dra. Valéria Fernandes de Oliveira representou o prefeito Edison Kersten no evento. Objetivo foi diagnóstico inicial das condições de saúde da população para realização de outras ações a longo prazo.
No último domingo (20), a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esteve na Ilha da Cotinga, atendendo a população indígena do local, junto com equipes de voluntários da Igreja Adventista, associações e escoteiros. Além de realizar um trabalho de avaliação médica da população insulana, na ação foi realizada a conscientização quanto à alimentação com produtos naturais, bem como apresentações culturais foram feitas.

A ação foi feita com os índios guarani da aldeia Mbyá, com a intenção de melhorar a qualidade de vida, em uma união do poder público com voluntários da sociedade organizada. Os indígenas passaram por uma avaliação médica, com exames, por exemplo, de diabetes, índice de gordura corporal, bem como outros tipos de diagnósticos e indicações para tratamentos médicos. Esta é a primeira vez que a ação foi realizada na Ilha da Cotinga.

“Viemos aqui analisar a qualidade de vida da população indígena da Ilha da Cotinga. Estamos aqui participando de forma voluntária, seguindo pedido do prefeito Edison Kersten, onde a intenção é somar esforços para ajudar o projeto. Apesar das avaliações feitas ainda serem iniciais e pequenas, o objetivo é que haja uma detecção dos problemas da comunidade, onde através deste diagnóstico poderemos trazer recursos à população indígena, ou então levarmos eles até os recursos para um atendimento efetivo”, ressalta a médica de carreira, Dra. Valéria Fernandes de Oliveira, que representou o prefeito Edison na localidade.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) foram responsáveis por realizarem exames junto aos índios. Com os diagnósticos iniciais, o município poderá programar ações visando a qualidade de vida e o tratamento de saúde da população local. Além disso, outra preocupação da ação foi com a conscientização dos indígenas com a alimentação saudável. Durante o acontecimento, apresentações culturais indígenas também foram feitas no local.

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi