Publicado em 30 de Março de 2016

Prefeitura promove I Mostra de Artesanato de Paranaguá

Artesãos de Paranaguá podem participar do prêmio em dinheiro
A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) promove a I Mostra de Artesanato de Paranaguá- Prêmio Prefeitura de Paranaguá 2016 que tem por objetivo estimular a pesquisa nas criações artesanais, privilegiando a capacidade criativa e inovadora dos artesãos.
O objetivo da Mostra é divulgar o artesanato tradicional ou de referência cultural de Paranaguá, assim como prover a identidade cultural do artesanato do Litoral.

Poderão participar da I Mostra, artesãos residentes em Paranaguá que atendam os requisitos no regulamento, cujos detalhes podem ser obtidos no site da Fundação Municipal de Cultura. Cada artesão poderá concorrer com três peças.

Haverá premiação em dinheiro. O primeiro colocado receberá R$ 1.500, o segundo colocado ganhará R$ 1.000 e o terceiro colocado o valor de R$ 700.

Os artesãos deverão inscrever peças na Casa Cecy, sede da Fumcul, das 9h às 11h, e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira. As peças de artesanato deverão ser entregues em condições de serem expostas, com a ficha de inscrição devida preenchida com o currículo do artesão atualizado.
As inscrições podem ser feitas a partir de 4 de abril e seguem até o dia 6 de maio. A avaliação da comissão deverá ser feita no dia 12 de maio e a abertura da I Mostra está prevista para o dia 22 de junho.

Peças de artesanato
Serão aceitas para premiação as peças de artesanato executadas a partir de 2015. O regulamento prevê que tipo de peça é aceita, assim como aquelas que não serão aceitas, detalhes sobre a devolução e o que fará parte do acervo.

Também está especificado que os critérios para premiação serão pesquisa e produção da peça, traços de identidade na produção do artesanato tradicional de Paranaguá, originalidade, qualidade técnica e estética.

Mais informações podem ser obtidas no site da Fundação que é www.fumcul.com.br ou pelo e-mail fumcul@gmail.com.
A Casa Cecy, sede da Fumcul, fica na Rua XV de Novembro, 499, no Centro Histórico de Paranaguá.

Jornalista: Luciane Chiarelli