Publicado em 01 de Abril de 2016

Oficina de Rabeca acontece na Casa da Música Brasílio Itiberê

Inscrições podem ser feitas na Casa da Música Brasílio Itiberê
Com o objetivo de preservar a mais importante manifestação da cultura popular de Paranaguá, a Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) lançou a Oficina de Rabeca.

Através desta oficina, os alunos recebem orientação técnica, o modo de tocar e confeccionar de maneira artesanal o instrumento característico do Fandango Caiçara.

No município de Paranaguá, apenas o Mestre Zeca, José Martins, é detentor desse conhecimento e é tocador de rabeca. Ele é o responsável pelas orientações durante a oficina de rabeca que a Fundação Municipal de Cultura promove.

Ainda há vagas para a oficina que acontece às quartas-feiras e também tem turmas às sextas-feiras, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, na Casa da Música Brasílio Itiberê, no Largo Monsenhor Celso.

As inscrições podem ser feitas no próprio local.

O Fandango Caiçara do Litoral do Paraná é um dos fragmentos mais importantes da identidade cultural de Paranaguá. Em reconhecimento à importância dessa cultura e do seu significado para a comunidade local entende-se que é necessário a preservação desta tradição que chegou na região trazida por nossos colonizadores e que foi sendo modificada com o decorrer dos anos até chegar aos dias atuais sem contudo perder as suas características.

Casa Brasílio Itiberê fica no Largo Monsenhor. Telefone: 3425-0894.

Jornalista: Luciane Chiarelli