Publicado em 01 de Abril de 2016

Boletos de IPTU são entregues a mais de 4 mil contribuintes em dois dias

Somente no Palácio São José, no Fácil Municipal, 524 cidadãos foram atendidos. Além disso, 4187 consultas online referentes ao imposto foram feitas no site da Prefeitura.
A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), iniciou na última quarta-feira (29), a entrega dos boletos de pagamento do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) aos moradores do município. A retirada está acontecendo no Fácil Municipal, no Palácio São José, bem como por meio do site www.paranagua.pr.gov.br. A entrega aos contribuintes acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 10h45 e das 13h às 17h30.

Segundo a secretária municipal da Fazenda, Débora Cristina Xavier Zacharias, o processo está sendo feito com distribuição de 50 senhas pela manhã e, no período da tarde, as senhas são distribuídas livremente até as 16h. “A entrega dos carnês está sendo feita de forma constante no Fácil Municipal, com intenção de reduzir custos. A intenção é também atualizar os dados cadastrais dos contribuintes, fazendo com que o município tenha um quadro real de sua área predial, territorial e urbana”, completa.

De quarta-feira (30) até a manhã desta sexta-feira (01), 524 cidadãos já foram atendidos referente à questão do IPTU no Fácil Municipal. Para retirada dos talões os contribuintes devem estar munidos de CPF, comprovante de residência (conta de luz ou água) e carnê do ano anterior. Com intenção de aumentar a agilidade do local, a Prefeitura colocou cinco funcionários a mais trabalhando neste ano no setor.

Outra opção aos contribuintes é o acesso do boleto de IPTU pela internet. Segundo o departamento de informática da Semfa, até esta sexta-feira (01), foram feitas 4.187 consultas ao carnê do imposto pelos contribuintes de forma online, onde foram impressas 1.752 guias para pagamento.

“Estamos à disposição dos contribuintes, tanto para o atendimento aqui no Fácil Municipal, como online, através do site da Prefeitura. Com isso podemos atualizar os quadros cadastrais e facilitar o processo”, afirma o explicou o diretor de IPTU, Fabiel Ricardo. Atualizar o quadro de contribuintes evita o desperdício tributário, visto que cerca de 20 mil pessoas de Paranaguá ainda não retiraram o talão do imposto do ano passado. Ao todo, no município, há o registro de 45 mil imóveis existentes.

O IPTU pode ser pago em bancos e casas lotéricas. De acordo com a Semfa, o pagamento com cota única e com desconto de 12% pode ser feito até o dia 18 de abril. Quem optar por parcelar o débito do imposto, terá a opção de pagamento a partir de maio.

SERVIÇO

O contribuinte que desejar obter via online o boleto do IPTU pode acessar um banner no topo do site da Prefeitura, disponível no link http://www.paranagua.pr.gov.br .

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi