Publicado em 01 de Abril de 2016

Prefeitura e Judiciário promovem projeto de Justiça e Cidadania para alunos da rede municipal

Projeto "Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola", iniciado em 2015, beneficiará neste ano 660 alunos.
Nesta quarta-feira (30), a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), e o Poder Judiciário, através da 3ª Vara Cível, deu início ao projeto "Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola". Este é o segundo ano do projeto, que em 2015 atendeu a 380 alunos. Neste ano, a ação será ampliada, com previsão de beneficiar 660 estudantes de 10 escolas municipais de Paranaguá.

O encontro inicial foi feito no salão do Júri do Fórum de Paranaguá, onde dezenas de professores e equipes pedagógicas das escolas municipais envolvidas no projeto tiveram a oportunidade de se informar sobre as ações a serem desenvolvidas. "Este projeto é extremamente importante, pois concede aos estudantes, cidadãos que estão em plena formação, uma noção ampla de cidadania e de funcionamento da Justiça, conhecendo os seus direitos e deveres desde cedo", afirma o prefeito Edison Kersten.

A juíza, Dra. Mércia do Nascimento Franchi, fez questão de destacar a importância de realizar um trabalho efetivo com este projeto junto às crianças. "Dessa forma teremos no futuro pessoas melhores. Desenvolvemos este projeto aqui, pois Paranaguá merece. Agradeço a parceria do prefeito Edison Kersten para a realização do projeto, que não mediu esforços para que esta ação fosse um sucesso em 2015", afirma a magistrada.

Dra. Mércia fez questão de conversar com as equipes pedagógicas e com os professores das escolas participantes na oportunidade e repassou como pretende desenvolver o projeto este ano. A ação terá início com os alunos em abril e se estenderá até novembro de 2016.

"A Semedi incentiva e agradece à juíza, Dra. Mércia do Nascimento Franchi, pela possibilidade de oferecer aos nossos alunos conhecimentos jurídicos básicos e uma noção ampla de cidadania, em prol de uma convivência social pacífica, respeitando o ordenamento jurídico e a coletividade", afirma a secretária municipal de Educação, Hilda Werner. O projeto conta com a coordenação da Supervisora Técnico-Pedagógica da Divisão de Projetos Especiais da Semedi, Tenile Xavier.

O objetivo do projeto é conscientizar alunos e professores, alcançando também pais e responsáveis, sobre direitos e deveres, bem como forma de exercê-los. São repassados ensinamentos sobre a estrutura do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e serviços de assistência jurídica gratuita. Há a conscientização coletiva sobre o acesso à Justiça também nos escritórios-modelos das faculdades de Direito, bem como dos serviços de defesa do Direito do Consumidor e dos direitos da criança e do adolescente.

SOBRE O PROJETO

O projeto de Paranaguá é inspirado na "Cartilha da Justiça", criada em 1992 pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pelo então presidente, juiz Francisco de Paula Xavier Neto. Outros projetos foram realizados desde então por todo o Brasil, com destaque para o modelo paranaense conhecido como "Justiça se aprende na escola". Com a realização do projeto local, Paranaguá entra no mapa dos municípios que tentam realizar inclusão mais efetiva de seus alunos ao sistema jurídico e a conceitos de cidadania.

As escolas participantes do projeto em 2016 são a Iná Xavier Zacharias, Professor Joaquim Tramujas Filho, José de Anchieta, Luiz Vaz de Camões, Profª. Sully da Rosa Vilarinho, Gabriel de Lara, Graciela Elizabete Almada Diaz, Iracema dos Santos e a Escola de Campo Nova Brasília, na Ilha do Mel.

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi