Publicado em 05 de Abril de 2016

Feira de Artesanato foi iniciada na Praça dos Leões

14 barracas foram instaladas na Praça com artesãos de vários bairros de Paranaguá. Evento aconecerá todas às sextas-feiras, das 9h às 17h.
O grupo Lendário Caiçara esteve fazendo uma linda apresentação na primeira sexta-feira da Feira do Artesanato lançada pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) da Prefeitura de Paranaguá.

14 barracas foram dispostas pela Praça dos Leões, nesta sexta-feira e assim acontecerá, semanalmente, das 9h às 17h.

Os populares podem encontrar desde panos de prato até toalhas, chinelos, chapéus e camisetas a preço bem acessível e que podem servir para dar de presente ou uso próprio.

Dona Joineia Ferreira Oliera é moradora do Jardim Guaraituba e está na Feira com tolhas bordadas que podem ser adquiridas por R$ 15, ou chinelos e panos de prato. Há 20 anos, aproximadamente, ela atua com este tipo de artesanato. Sobre a iniciativa da Fundação de Cultura de iniciar a feira no período do dia, dona Joineia gostou. "Muita gente passa e a gente pega encomendas. Achei muito bom", disse ela.

Na barraca da artesão Carolina Vanhoni tem camisetas para adultos e crianças com ilustração que tiver interesse. Camisetas para crianças pelo valor de R$ 25 e para adulto no valor de R$ 30. Arcos para crianças são vendidos por R$ 15. Carolina trabalha há 8 anos com artesanato.

A artesã Sueli Alípio dos Santos tem chapéus sendo vendidos a R$ 10, barquinhos de madeira que servem como souvenirs que podem ser adquiridos por R$ 10 e ainda pequenas peças feitas com casca de mexilhão por R$ 5,00. Ainda há artesãs que vendem tapetes de fios, aventais, entre outros produtos.

A partir deste dia 1º de abril, os artesãos estarão na Praça dos Leões com várias opções para os moradores e turistas.

Para a Presidente da Fumcul, Maria Angélica Leomil, a iniciativa visa o fomento ao setor de artesanato da cidade. "Espero que os artesãos possam ter seus produtos comercializados e, para isso, estamos garantindo a estrutura e som para movimentar o local", disse.

A diretora cultura da Fumcul, Beni Moura e a diretora Administrativa, Aurilene Barroso, também acompanharam o primeiro dia da iniciativa.

Jornalista: Luciane Chiarelli